Dr. Arthur Vicentini

Câncer da tireoide: sintomas, diagnóstico e tratamento

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A maioria dos cânceres de tireoide são assintomáticos. No entanto, quando surgem sintomas, estes estão relacionados ao aumento do nódulo e com a invasão de estruturas adjacentes.

Diagnóstico do câncer de tireoide

Atualmente, a maioria do tumores de tireoide são descobertos de forma incidental, ou seja, por algum exame que é realizado na região cervical, ou no próprio ultrassom de tireoide “de rotina”.

Além disso, o paciente pode fazer alguns exames em outras regiões, e identificar um nódulo com características suspeitas de malignidade, muitas vezes assintomático. Como exemplos de exames, podemos ter ressonâncias de coluna cervical, PET-CT e outros.

Sintomas do câncer de tireoide

Com o aumento dos nódulos e/ou a invasão de estruturas adjacentes, os sintomas que podem aparecer são:

Rouquidão

Posteriormente à tireoide, em íntimo contato com ela, passa o nervo laríngeo inferior (conhecido também como nervo laríngeo recorrente) que faz a movimentação das cordas vocais. A rouquidão pode surgir quando esse nervo é acometido pelo tumor, gerando a paralisa daquela corda vocal.

Este sintoma pode ser decorrente de diversas outras doenças ou apenas de esforços vocais maiores. No entanto, em contexto de tumores de tireoide e excluídas outras causas, a rouquidão deve ser levada em consideração e investigada.

Disfagia / Engasgos / Hemoptise

Quando o aumento do tumor comprime outras estruturas do pescoço (como a faringe e o esôfago), pode ocorrer disfagia, ou seja, a dificuldade para engolir. Juntamente com este sintoma, pode ocorrer alterações da coordenação da deglutição, levando a engasgos frequentes e tosse.

Outra alteração possível, porém bastante rara, é a invasão do tumor no trato respiratório (laringe / traqueia), levando a sangramento local e tosse com sangue (conhecida como hemoptise)

Nódulo no pescoço

Além de todas essas alterações, um dos sintomas mais comuns dos tumores de tireoide é o aparecimento de nódulos visíveis no pescoço, causados pelo aumento de tamanho destes e a possibilidade de visualização direta.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra uma mulher sendo examinada na garganta.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pessoa tocando a região da garganta, destacando possível rouquidão ou desconforto persistente na voz.

Rouquidão persistente: pode ser motivo de preocupação?

Rouquidão pode ter várias causas. Descubra quando é hora de procurar um especialista e quais sinais merecem atenção.
Saiba Mais
Homem com expressão de desconforto, tampando os ouvidos, sugerindo problema auditivo ou dor.

Ouvido entupido constante pode ser tumor?

Entupimento no ouvido ou nariz pode ser infecção ou sinal de alerta. Saiba quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço.
Saiba Mais
Médico realiza exame de ultrassom na região da tireoide de uma paciente deitada, utilizando transdutor e luvas de proteção.

O que é TI-RADS e como ele classifica os nódulos na tireoide? 

Entenda o que é a classificação TI-RADS, como ela avalia nódulos da tireoide e quando é necessário realizar biópsia.
Saiba Mais
magnifiercross