O aumento do volume da tireoide pode ser causado de forma difusa, gerando um aumento da própria tireoide ou o surgimento de diversos nódulos, que é o chamado bócio multinodular.
Na maioria dos casos, os bócios multinodulares não precisam ser tratados quando pequenos, apenas no momento em que alcançam condições que nos levam a pensar em cirurgia.
Quando encontramos sintomas compressivos, como a dificuldade para respirar, engolir e falar, a cirurgia é indicada para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Outra condição que pode ocorrem com os bócios multinodulares é um ou mais se apresentarem de forma maligna ou suspeita de malignidade.
Por conta disso, alguns exames são indicados para determinar o risco de malignidade, que é o caso da punção aspirativa por agulha fina. Caso dê positivo, optamos pelo tratamento cirúrgico da tireoide.
Existem outras técnicas para realizar a cirurgia, mas que não são tão difundidas no Brasil, que é o caso da radioablação - ablação por rádio frequência. Insere-se uma agulha dentro da tireoide conectada a um aparelho que imite ondas de radiofrequência para destruir o nódulo. Depois de um tempo, ele regride de tamanho e para de trazer sintomas compressivos.
Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.