Dr. Arthur Vicentini

Tireoide: função e complicações

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Função da tireoide

A tireoide é uma glândula endócrina, ou seja, uma glândula que produz hormônios, localizada na região central do pescoço e que tem todo um mecanismo de regulação com outras glândulas, principalmente com a hipófise.

Ela faz basicamente a produção de hormônios que estão relacionados com o metabolismo do corpo humano.

Hipertireoidismo

Quando tem uma produção aumentada de hormônios da tireoide, ou seja, o hipertireoidismo, a gente pode ter alterações como se o corpo estivesse mais acelerado. Contudo, a pessoa sente mais calor, o coração fica mais acelerado, a pressão arterial pode subir.

Além disso, o intestino pode funcionar demais e a pessoa pode ter muita vontade de comer, ou seja, o metabolismo fica mais acelerado, isso se chama hipertireoidismo.

Hipotireoidismo

O contrário disso é o hipotireoidismo, que é até mais comum principalmente em mulheres. Então é bem frequente no consultório, principalmente nos endocrinologista e cirurgiões de cabeça e pescoço.

As pessoas têm uma diminuição do funcionamento da tireoide e com isso têm uma diminuição na produção de hormônios. Essa diminuição leva aos sintomas contrários do que eu acabei de citar.

Então, a pessoa fica com mais sonolência, mais cansada, tem uma tendência a reter um pouco mais de líquido, às vezes não têm muita fome, o intestino não funciona também, a pessoa sente muito frio. Tudo isso é bastante comum no hipotireoidismo.

As outras alterações que podem acontecer na tireoide não estão relacionadas diretamente com a função dela, e sim com a parte anatômica.

Então, a tireoide fica na região central do pescoço, bem no centro do pescoço, perto de estruturas importantes, por exemplo, da parte respiratória, deglutição e da parte digestiva. Isso faz com que o aumento da glândula da tiroide pode ser difuso e traga problemas e dificuldades para a pessoa engolir e respirar.

Nódulos na tireoide

Pode ter nódulos também. A maioria dos nódulos ocorre em mulheres, é muito mais frequente em mulheres, mas também pode acontecer em homens. Os nódulos em sua maioria são benignos, mas também pode ter os nódulos malignos, sendo uma causa importante da tireoidectomia (cirurgia da tireoide).

Faixa-Dr-Arthur-300X2-300X2
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Ao fundo da imagem, há uma doutora em frente ao paciente com as mãos e seu pescoço.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O exame de nasofibrolaringoscopia é doloroso? E o que ele detecta?

Explore sobre a nasofibrolaringoscopia, um exame importante para diagnosticar alterações nas vias aéreas superiores. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais
Pessoa segurando um modelo de tireoide sob o pescoço, ilustrando uma explicação sobre como alterações na glândula tireoide podem impactar a saúde reprodutiva.

Alterações na tireoide podem impactar a reprodução humana?

Entenda como a tireoide afeta o metabolismo e a fertilidade, conheça os sintomas do hipo e hipertireoidismo e como tratar essas disfunções hormonais.
Saiba Mais

O impacto da linfonodomegalia no sistema linfático

Descubra as causas, diagnósticos e opções de tratamento para a linfonodomegalia na área de cabeça e pescoço. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:26 | 14/10/2024
magnifiercross