Dr. Arthur Vicentini

A Punção da Tireoide pode ter alguma complicação?

Atualizado em: 15/12/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Quando falamos de punções dos nódulos de tireoide, estamos falando de um exame de investigação, para quando o paciente tem um nódulo, descobrirmos se tem uma relação de malignidade ou não relacionada à ele

No post de hoje, vamos falar melhor a respeito das punções dos nódulos de tireoide. Continue nos acompanhando para saber mais sobre o assunto.

Como são feitas as Punções?

As punções normalmente são feitas sob anestesia local, com o paciente acordado e sem necessidade de sedação, de anestesia geral para pacientes colaborativos, claro, pois tem alguns pacientes que têm mais medo, ou para criança e idosos, podem precisar de algum apoio do anestesista.

Como dito anteriormente, elas são feitas sob anestesia local, então infiltramos um pouco do anestésico na pele para que o incômodo da picadinha não seja tão importante, o médico faz um ultrassom da região, e para identificar a localização do nódulo, ele entra com a agulha naquela localização onde ele está vendo com o próprio ultrassom.

A ideia é que se aspire uma quantidade de células dali e que essas células depois sejam colocadas em uma lâmina, em um pedacinho de vidro, para serem olhadas em um microscópio por um médico especialista em patologia.

Quais as consequências das Punções?

As principais consequências que podem acontecer relacionadas com isso são:

  • Dor na região;
  • Inchaço na região;
  • Possibilidade de sangramento.

Quando o exame é feito sobre ultrassom, com um especialista bem capacitado, bem experiente, nós não costumamos ter estes sangramentos porque no próprio ultrassom nós conseguimos localizar os vasos principais e evitar passar a agulha por dentro deles. De toda maneira, se acontecer algum pequeno sangramento, um pouco mais de inchaço, um pouco de dor, o paciente pode tomar alguma medicação para conter esse sintoma e fazer bolsas de gelo, fazer compressas, repouso, que isso costuma logo se resolver.

Então, normalmente é um procedimento bastante seguro, um pouquinho incômodo, mas nada fora do comum e que é bastante eficaz para identificarmos tumores e pensarmos na possibilidade de benignidade ou malignidade deles.

Se você conhece alguém que tenha nódulos de tireoide, que vai passar por um exame de punção, que eventualmente precise de uma avaliação complementar, fique à vontade para compartilhar este conteúdo com eles.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross