Dr. Arthur Vicentini

Câncer nas glândulas salivares: saiba quais os sintomas

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Os tumores de glândulas salivares podem ter diversas histologias, ou seja, várias células de origens diferentes que podem surgir nessa região.

O fator benigno ou maligno vai depender do tipo da glândula salivar que o tumor acometeu. Por exemplo, pode ter sido nas glândulas salivares maiores ou menores, nas glândulas parótidas, submandibulares ou até nas sublinguais.

Sintomas de câncer nas glândulas salivares

Existe uma regra básica, mas não 100% concreta, que é: quanto maior a glândula salivar, menor a chance de ser um tumor maligno. Porém, existem alguns sintomas que nos levam a pensar na possibilidade de um tumor maligno de glândula salivar, são eles:

- Crescimento rápido do tumor, ou seja, o paciente tinha um nódulo na região salivar que crescia devagar, e de repente, ele começou a crescer muito rápido.

- Tumor invadindo a pele deixando a região mais avermelhada, frágil e fina. Às vezes, o nódulo pode vazar para fora e expelir secreção.

- Dor, ou seja, o paciente começa a sentir bastante dor na região das glândulas salivares.

- Alteração da sensibilidade, movimentação e motricidade na região salivar ou próxima. Isso pode acontecer porque nós temos vários nervos passando na região da face. Por exemplo, quando um tumor maligno atinge a glândula parótida e invade o nervo fácil, a pessoa pode ter paralisa facial.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra um aparelho de ultrassom na garganta.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher observa o próprio rosto no espelho, tocando a bochecha com expressão atenta, possivelmente avaliando sinais de paralisia facial.

Paralisia facial: o que é?

A paralisia facial pode ter causas graves e silenciosas. Saiba os sinais de alerta e a importância de buscar ajuda médica o quanto antes.
Saiba Mais
Médico examina o pescoço de paciente com luva azul, sugerindo avaliação de nódulos ou lesões na tireoide.

Cisto e nódulos na tireoide: qual a diferença?

Descubra o que são lesões de tireoide, como identificar cistos e nódulos, e quando é necessário investigar. Explicações do Dr. Arthur Vicentini.
Saiba Mais
Pessoa aponta um lápis para uma pinta escura e elevada na nuca, sugerindo análise dermatológica ou exame de sinais na pele.

Carcinoma espinocelular: o que é?

Carcinoma espinocelular: entenda o que é, onde aparece e os principais fatores de risco como sol, cigarro e álcool.
Saiba Mais
magnifiercross