Sumário
Os tumores de boca são muito frequentes em nossa população. É um dos tipos mais comuns de tumor na especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Causas
Os tumores de boca são relacionados de uma forma bastante importante, principalmente aqui no Brasil e em vários outros lugares do mundo, com os hábitos do tabagismo e etilismo. Nas pessoas que fumam ou bebem, e principalmente, quando ocorre a conjunção desses dois fatores, por conta da soma de potenciais mutações das células, pode surgir ao aparecimento do câncer.
Existem outras causas relacionadas também, por exemplo, traumas repetidos, alterações da arcada dentária, dentaduras mal posicionadas que ficam por longo tempo e acabam levando a feridas que se repetem, podendo desenvolver um câncer nessa situação.
Sintomas
Os principais sintomas do câncer de boca dependem da localização, podendo estar mais relacionados com os lábios, próximo aos dentes, na língua, no céu da boca (palato) ou no chão da boca (soalho).
Dependendo da localização, os sintomas podem ser distintos, porém, os mais comuns são:
- Dor;
- Sangramento;
- Ferida que não cicatriza;
- Dificuldade para engolir;
- Dificuldade para mastigar;
- Alterações da fala.
Tratamento
O tratamento depende da região e localização desse tumor. Se o tumor está mais na parte de dentro da bochecha, perto da língua, no soalho ou no teto da boca. Cada um desses locais possui um tipo diferente de tratamento e a maioria desses tratamentos é feito com cirurgia, mas as técnicas podem ser distintas.
Em suma, é importante buscar uma avaliação especializada com um profissional bem treinado, um Cirurgião de Cabeça e Pescoço que possa fazer uma avaliação, diagnosticar o tumor, geralmente feito pela biópsia, estadiamento para ver o tamanho do tumor, e se tem metástase linfonodais ou metástase para outras regiões. Com todas essas informações, podemos concluir o diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado para cada um desses casos.