Dr. Arthur Vicentini

Câncer de boca – como prevenir?

Atualizado em 16/11/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

Causas de câncer na boca

Existem diversas causas que podem levar aos cânceres de boca, principalmente relacionados com os hábitos de vida. Entre esses hábitos, destaca-se o tabagismo e etilismo, em especial, quando ocorre a junção dos dois fatores (uso de bebida alcoólica e cigarro).

Outras causas relacionadas também são as feridas na boca feitas de forma repetida, maiormente por alterações na arcada dentárias, alterações de dentaduras, posicionamento, etc.

Como evitar câncer na boca?

Contudo, as principais formas de evitar esses cânceres e tipos de tumor estão relacionadas com as causas. Neste caso, reverter essas causas, por exemplo:

1 - Parar de fuma evita não só o câncer de boca, mas cânceres de várias outras regiões do corpo;

2 - redução no uso de bebida alcoólica também é bastante significativa para reduzir os riscos de câncer na cavidade oral;

3 - Ter uma boa higiene da cavidade oral, fazer acompanhamento com um dentista para que não fique nenhuma irregularidade que possa machucar a língua, que possa machuca a bochecha.

4 - Quando já não se tem mais dentes, quando usa prótese e dentadura, deve ser bem adaptadas e feitas revisões com certa frequência para que não fique causando machucados e lesões.

Essas lesões podem levar a mutações de células e efetivamente, acaba desencadeando o tumor maligno da cavidade oral.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

9 + seis =

 | 28 / 06 / 22
Saiba mais a respeito da leucoplasia e eritroplasia orais, lesões silenciosas que se formam na mucosa da boca e que requerem tratamento por causa do seu risco de malignidade. 
Ler Mais
 | 02 / 06 / 22
O câncer de língua é um de tumor de cabeça e pescoço e que pode atingir a parte superior e a inferior da língua. Neste post, iremos falar sobre os cuidados a serem tomados em seu pós-operatório. Confira!
Ler Mais
1 2 3 8
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado às 09:32 | 16/11/2021
magnifiercross