Início » Quando é necessário fazer uma traqueostomia e quais os riscos?

Dr. Arthur Vicentini
Cv Lattes   GoogleMyCitations
CRM: 15.4086

Quando é necessário fazer uma traqueostomia e quais os riscos?

A traqueostomia é um canal aplicado no pescoço de algumas pessoas para que o ar possa fluir entre o ambiente externo e os pulmões.

Quando a traqueostomia é indicada?

A traqueostomia é feita quando o paciente tem alguma obstrução na passagem entre a boca, o nariz, as vias aéreas altas e o pulmão, que pode ser causada por vários motivos, como tumores ou traumas.

Isso gera alterações da deglutição, ou seja, da capacidade de engolir, engasgos, e também pode acabar indo alimento, saliva ou líquido para o pulmão.

Atualmente com a Covid-19, alguns pacientes ficam entubados por um período muito longo, e para proteger a via aérea a fim de evitar estenose ou estreitamentos e diminua o risco de infecções, a traqueostomia pode ser realizada.

Riscos da traqueostomia

Na região anterior do pescoço, existem muitos vasos sanguíneos e estruturas nobres, como a glândula tireoide, que costumam sangrar bastante.

Além dos possíveis sangramentos, outra preocupação é com a obstrução da via respiratória caso não seja possível realizar a traqueostomia a tempo.

Nos pacientes entubados e anestesiados, esse procedimento é mais tranquilo porque já existe uma via aérea permanente.

Porém, às vezes aparecem pacientes em prontos-socorros com obstruções respiratórias agudas que tiveram engasgos porque alguma coisa entalou na garganta, como prótese dentária, pedaço de alimento, ou pessoas com tumores obstrutivos da faringe e da laringe que começaram a obstruir a parte respiratória gerando falta de ar. Nesses casos não é possível entubar o paciente.

Normalmente, a traqueostomia é feita no paciente com sedação e anestesia local, que é um procedimento mais complexo, muito mais perigoso e que pode levar à parada de respiração do paciente.

É preciso tomar cuidado com a cicatrização da pele para evitar infecções da região da cirurgia.

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

× Agende sua Consulta