Dr. Arthur Vicentini

O que é doença de Plummer?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A doença de Plummer é uma forma de hipertireoidismo, não é a mais comum, mas é uma forma frequente em que um nódulo da tireoide começa a produzir uma quantidade maior de hormônio.

O hipertireoidismo nada mais é do que o aumento da função da tireoide e a produção excessiva de hormônio que acaba levando a algumas repercussões em nosso organismo.

Ao invés da doença de Plummer ser como a doença de Graves, que é o aumento do volume da glândula e a produção de hormônio por toda ela, a doença de Plummer acomete apenas um nódulo que acaba aumentando de tamanho e produz quantidade excessiva de hormônio.

Diagnóstico da doença de Plummer

A doença de Plummer pode ser identificada através de:

  • ultrassonografia;
  • exames de sangue;
  • cintilografia.

A cintilografia mostra a capacitação de iodo ou outros marcadores nesse nódulo, porém, outras regiões da glândula acabam não tendo capacitação, então chamamos o nódulo de nódulo quente.

Tratamento da doença de Plummer

Com essa determinação, a definição de tratamento da doença de Plummer é fazer a ressecção do nódulo, ou seja, o tratamento é cirúrgico.

Muitas vezes, a ressecção do nódulo é feita junto com todo o lobo da tireoide, todo aquele lado que o nódulo está inserido, para evitar manipulação desnecessária da região dos nervos, das paratireoides. Portanto, é realizada apenas uma tireoidectomia parcial, a tireoidectomia total não se faz necessária.

Se vocês gostaram desse conteúdo ou conhecem alguém que tem doença de Plummer ou outro distúrbio da tireoide, fiquem a vontade para compartilhar!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra uma mulher sentada olhando para uma doutora que está a sua frente com a mão em seu pescoço.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examina o pescoço de paciente com luva azul, sugerindo avaliação de nódulos ou lesões na tireoide.

Cisto e nódulos na tireoide: qual a diferença?

Descubra o que são lesões de tireoide, como identificar cistos e nódulos, e quando é necessário investigar. Explicações do Dr. Arthur Vicentini.
Saiba Mais
Pessoa aponta um lápis para uma pinta escura e elevada na nuca, sugerindo análise dermatológica ou exame de sinais na pele.

Carcinoma espinocelular: o que é?

Carcinoma espinocelular: entenda o que é, onde aparece e os principais fatores de risco como sol, cigarro e álcool.
Saiba Mais
A imagem ilustra um homem de óculos de grau com a mão na garganta como se estivesse sentindo dor

Sinais que o corpo nos envia sobre a saúde.

Sangramento na boca pode ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um especialista e quais sintomas merecem atenção com explicação médica clara.
Saiba Mais
magnifiercross