Sumário
A doença de Plummer é uma forma de hipertireoidismo, não é a mais comum, mas é uma forma frequente em que um nódulo da tireoide começa a produzir uma quantidade maior de hormônio.
O hipertireoidismo nada mais é do que o aumento da função da tireoide e a produção excessiva de hormônio que acaba levando a algumas repercussões em nosso organismo.
Ao invés da doença de Plummer ser como a doença de Graves, que é o aumento do volume da glândula e a produção de hormônio por toda ela, a doença de Plummer acomete apenas um nódulo que acaba aumentando de tamanho e produz quantidade excessiva de hormônio.
Diagnóstico da doença de Plummer
A doença de Plummer pode ser identificada através de:
- ultrassonografia;
- exames de sangue;
- cintilografia.
A cintilografia mostra a capacitação de iodo ou outros marcadores nesse nódulo, porém, outras regiões da glândula acabam não tendo capacitação, então chamamos o nódulo de nódulo quente.
Tratamento da doença de Plummer
Com essa determinação, a definição de tratamento da doença de Plummer é fazer a ressecção do nódulo, ou seja, o tratamento é cirúrgico.
Muitas vezes, a ressecção do nódulo é feita junto com todo o lobo da tireoide, todo aquele lado que o nódulo está inserido, para evitar manipulação desnecessária da região dos nervos, das paratireoides. Portanto, é realizada apenas uma tireoidectomia parcial, a tireoidectomia total não se faz necessária.
Se vocês gostaram desse conteúdo ou conhecem alguém que tem doença de Plummer ou outro distúrbio da tireoide, fiquem a vontade para compartilhar!