Dr. Arthur Vicentini

O que é doença de Plummer?

Atualizado em 16/11/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

A doença de Plummer é uma forma de hipertireoidismo, não é a mais comum, mas é uma forma frequente em que um nódulo da tireoide começa a produzir uma quantidade maior de hormônio.

O hipertireoidismo nada mais é do que o aumento da função da tireoide e a produção excessiva de hormônio que acaba levando a algumas repercussões em nosso organismo.

Ao invés da doença de Plummer ser como a doença de Graves, que é o aumento do volume da glândula e a produção de hormônio por toda ela, a doença de Plummer acomete apenas um nódulo que acaba aumentando de tamanho e produz quantidade excessiva de hormônio.

Diagnóstico da doença de Plummer

A doença de Plummer pode ser identificada através de:

  • ultrassonografia;
  • exames de sangue;
  • cintilografia.

A cintilografia mostra a capacitação de iodo ou outros marcadores nesse nódulo, porém, outras regiões da glândula acabam não tendo capacitação, então chamamos o nódulo de nódulo quente.

Tratamento da doença de Plummer

Com essa determinação, a definição de tratamento da doença de Plummer é fazer a ressecção do nódulo, ou seja, o tratamento é cirúrgico.

Muitas vezes, a ressecção do nódulo é feita junto com todo o lobo da tireoide, todo aquele lado que o nódulo está inserido, para evitar manipulação desnecessária da região dos nervos, das paratireoides. Portanto, é realizada apenas uma tireoidectomia parcial, a tireoidectomia total não se faz necessária.

Se vocês gostaram desse conteúdo ou conhecem alguém que tem doença de Plummer ou outro distúrbio da tireoide, fiquem a vontade para compartilhar!

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × cinco =

 | 07 / 06 / 22
Entenda como é feito o tratamento do bócio multinodular e descubra quando é necessário tratar esse quadro clínico.
Ler Mais
Descubra quais são os cuidados fundamentais que devem ser adotados após a tireoidectomia para garantir uma recuperação mais tranquila e evitar complicações da cirurgia.
Ler Mais
1 2 3 33
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado às 09:18 | 16/11/2021
magnifiercross