Sumário
Você sabia que nós temos aproximadamente 2 mil linfonodos em nosso organismo, distribuídos em várias regiões? Porém, a região cervical é onde eles estão mais concentrados, já que essa é uma região de passagem de tudo o que comemos, bebemos e do ar que respiramos, antes que chegue ao restante do nosso organismo.
O que são os linfonodos?
Os linfonodos fazem parte dos sistemas de defesa e de drenagem. No sistema de drenagem, os vasos linfáticos, que estão em todo o organismo, são responsáveis por captar a linfa, um líquido que extravasa dos vasos sanguíneos e fica nos tecidos, em volta das células e contém impurezas, produto do metabolismo. Posteriormente, ocorre a drenagem, o líquido passa pelos linfonodos e depois volta para a circulação sanguínea.
Por conta dessa drenagem, os linfonodos possuem as células de defesa, que são os linfócitos (outros tipos de células também do sistema imunológico). Essas células acabam fazendo a identificação de bactérias, vírus e de outras possíveis agressões e invasões do nosso organismo.
Os linfonodos podem apresentar vários tipos de alterações por conta da função própria deles. Algumas dessas alterações, conhecidas popularmente como ínguas, nada mais são do que aumento do volume dos linfonodos por mecanismo reacional a um estímulo reações inflamatório ou infeccioso.