Sumário
A laringe e a faringe são dois órgãos muito importantes na região do pescoço. Algumas pessoas as confundem por terem nomes parecidos, porém, elas possuem funções distintas.
Funções da laringe
O órgão que nós chamamos de laringe nada mais é do que a caixa da voz. É uma estrutura feita de cartilagem e músculos, que fica na região superior do pescoço. Nos homens é mais fácil de ver uma dessas cartilagens, conhecida como cartilagem tireóide, popularmente conhecida como 'pomo de Adão' ou 'gogó'.
Basicamente, a laringe serve para proteger as vias aéreas inferiores e não deixar que nenhum alimento, saliva ou outra substância cheguem aos pulmões. Caso isso aconteça, nós teremos bastante tosse porque o organismo tende a colocar a substância para fora.
Outras funções são permitir a passagem do ar (para que possamos respirar), e originar a fala para que possamos nos comunicar.
Funções da faringe
A faringe fica logo acima da laringe. É um órgão que compreende toda a parte de conexão do sistema respiratório e do sistema digestivo.
Portanto, a faringe é um órgão que conecta as cavidades nasal e oral com o esôfago e a laringe. Por isso, através dela passam comida, bebida e ar e, através de complexos mecanismos, se separam e seguem seus caminhos naturais. O ar percorre a parte anterior e entra na laringe para chegar aos pulmões. Já a comida, os líquidos e até a própria saliva, descem para o esôfago e continuam o caminho pelo trato digestivo.
Existe uma musculatura bastante complexa nessa região que separa o ar para um lado e a passagem da comida e do alimento para o outro, evitando problemas maiores para o nosso organismo.
Confira também, nosso vídeo sobre o tema:
Por conta disso, é certo que cada um desses órgãos possui doenças específicas e alterações que podem surgir ao longo da vida.