Dr. Arthur Vicentini

Doenças funcionais X nódulos da tireoide

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 1 minuto
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O aumento do volume da tireoide é conhecido como bócio. Ele pode ser difuso, com crescimento de toda a glândula ou se dar através do surgimento e crescimento de nódulos.

O surgimento de nódulos de tireoide não está diretamente relacionado com alterações da função da tireoide. Em algumas situações, podemos ter além do aumento da glândula, alterações do funcionamento dela, com produção maior ou menor de hormônios (hipertireoidismo ou hipotireoidismo).

O hipotireoidismo é uma doença muito comum e acomete boa parte da população. Portanto, é muito frequente conhecermos alguém que precise usar reposição de hormônios da tireoide.

Essa doença pode se desenvolver em qualquer pessoa, mesmo naquelas que nunca foram operadas ou tiveram algum tipo de abordagem cervical.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Ao fundo da imagem, há uma mulher deitada na maca de hospital e uma doutora pasando o ultrassom na glândula tireoide da paciente, olhando para o monitor.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher observa o próprio rosto no espelho, tocando a bochecha com expressão atenta, possivelmente avaliando sinais de paralisia facial.

Paralisia facial: o que é?

A paralisia facial pode ter causas graves e silenciosas. Saiba os sinais de alerta e a importância de buscar ajuda médica o quanto antes.
Saiba Mais
Médico examina o pescoço de paciente com luva azul, sugerindo avaliação de nódulos ou lesões na tireoide.

Cisto e nódulos na tireoide: qual a diferença?

Descubra o que são lesões de tireoide, como identificar cistos e nódulos, e quando é necessário investigar. Explicações do Dr. Arthur Vicentini.
Saiba Mais
Pessoa aponta um lápis para uma pinta escura e elevada na nuca, sugerindo análise dermatológica ou exame de sinais na pele.

Carcinoma espinocelular: o que é?

Carcinoma espinocelular: entenda o que é, onde aparece e os principais fatores de risco como sol, cigarro e álcool.
Saiba Mais
magnifiercross