Dr. Arthur Vicentini

Doença de Graves e hipertireoidismo são a mesma coisa?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O hipertireoidismo é uma doença bastante frequente na nossa população e nada mais é do que o aumento de produção de hormônios da tireoide, levando à aceleração do funcionamento do organismo.

Sintomas do hipertireoidismo

O excesso dos hormônios tireoidianos circulantes no sangue acaba deixando o nosso metabolismo acelerado e vários problemas podem acontecer, como, por exemplo:

- Aumento do hábito intestinal;
- Dificuldade para dormir;
- Hiperfagia (mais fome do que o normal);
- Excesso de calor;
- Taquicardia (aceleração do coração);
- Exoftalmia (olhos saltados).

Doença de Graves x Hipertireoidismo

A Doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo, porém, existem outras causas que não estão relacionadas com ela.

A doença de Graves é causada por alguns anticorpos que o nosso próprio sistema imunológico produz. Esses anticorpos simulam a ação de outro hormônio que estimula a tireoide e a célula da tireoide interpreta que precisa produzir mais hormônio, apesar de os níveis já estarem altos.

Com a produção excessiva dos hormônios, a tireoide pode aumentar de tamanho, às vezes ficando visível; pode comprimir as estruturas cervicais, gerando dificuldade para engolir, para respirar e para falar. Porém, em outras situações, a tireoide apenas aumenta de tamanho, não gerando sintomas compressivos.

Os mesmos anticorpos que levam à produção aumentada dos hormônios da tireoide também podem acometer algumas estruturas da órbita (cavidade onde os olhos estão encaixados). E essas estruturas podem inchar e deixar os olhos saltados por conta do volume. Essa causa é chamada de proptose ou exoftalmia.

Saiba que existem outras causas para o hipertireoidismo, porém, a doença de Graves é a mais comum.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem está focada apenas na mão da modelo em seu pescoço.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross