Dr. Arthur Vicentini

Doença de Graves e hipertireoidismo são a mesma coisa?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O hipertireoidismo é uma doença bastante frequente na nossa população e nada mais é do que o aumento de produção de hormônios da tireoide, levando à aceleração do funcionamento do organismo.

Sintomas do hipertireoidismo

O excesso dos hormônios tireoidianos circulantes no sangue acaba deixando o nosso metabolismo acelerado e vários problemas podem acontecer, como, por exemplo:

- Aumento do hábito intestinal;
- Dificuldade para dormir;
- Hiperfagia (mais fome do que o normal);
- Excesso de calor;
- Taquicardia (aceleração do coração);
- Exoftalmia (olhos saltados).

Doença de Graves x Hipertireoidismo

A Doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo, porém, existem outras causas que não estão relacionadas com ela.

A doença de Graves é causada por alguns anticorpos que o nosso próprio sistema imunológico produz. Esses anticorpos simulam a ação de outro hormônio que estimula a tireoide e a célula da tireoide interpreta que precisa produzir mais hormônio, apesar de os níveis já estarem altos.

Com a produção excessiva dos hormônios, a tireoide pode aumentar de tamanho, às vezes ficando visível; pode comprimir as estruturas cervicais, gerando dificuldade para engolir, para respirar e para falar. Porém, em outras situações, a tireoide apenas aumenta de tamanho, não gerando sintomas compressivos.

Os mesmos anticorpos que levam à produção aumentada dos hormônios da tireoide também podem acometer algumas estruturas da órbita (cavidade onde os olhos estão encaixados). E essas estruturas podem inchar e deixar os olhos saltados por conta do volume. Essa causa é chamada de proptose ou exoftalmia.

Saiba que existem outras causas para o hipertireoidismo, porém, a doença de Graves é a mais comum.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem está focada apenas na mão da modelo em seu pescoço.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem com fundo azul e figuras de vírus em vermelho, com o texto “Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?” e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?

Terapia-alvo e imunoterapia revolucionam o tratamento do câncer de cabeça e pescoço com mais eficácia, menos efeitos colaterais e melhor qualidade de vida.
Saiba Mais
Imagem com a pergunta É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?, uma mulher tocando o pescoço e Dr. Arthur Vicentini ao lado.

É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?

Descubra como diferenciar nódulos benignos e malignos na tireoide. Saiba quais exames são essenciais para o diagnóstico e quando procurar um especialista.
Saiba Mais
Ilustração de uma mão humana tocando uma mão robótica com fundo tecnológico e ícones digitais, representando inteligência artificial na medicina.

A inteligência artificial pode ajudar na detecção de tumores?

Descubra como a inteligência artificial está revolucionando a medicina, auxiliando na detecção precoce e no tratamento de tumores com mais precisão e eficiência.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2025
Atualizado em: 
11:57 | 28/03/2025
magnifiercross