Dr. Arthur Vicentini

Como é feito o Exame de Laringoscopia?

Atualizado em: 25/11/2024
Tempo de leitura: 1 minuto
O exame de laringoscopia é usado para avaliação e análise física do paciente, sendo também chamado de nasofibrolaringoscopia.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Onde é feita a laringoscopia?

Existem diferentes formas de fazer esse exame, porém, normalmente é feito no próprio consultório ou em laboratórios quando não se tem aparelho ou experiência.

Como é feita a laringoscopia?

A laringoscopia consiste em entrar com uma pequena câmera digital que vai até a região da garganta para obter uma visualização ampliada das estruturas.

O paciente sente algo ao fazer o exame?

Esse exame é bastante simples e causa desconforto e incômodo toleráveis porque entra uma câmera pelo nariz ou pela boca. Algumas pessoas têm reflexo de náusea e ânsia e vômito.

É preciso que a laringoscopia seja feita com bastante cuidado e delicadeza ao realizar as manobras para que o paciente sinta menos incômodo.

Indicações de laringoscopia

Pode ser feito em idosos, adultos e crianças, porém, a terceira opção depende muito da colaboração do pequeno.

Clique aqui e veja alguns cuidados necessários para realizar a laringoscopia.

Se você conhece alguém que precisa desse tipo de exame ou que faz esse exame com certa frequência, podem compartilhar o post.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra o doutor com o aparelho de laringoscopia inserido dentro da boca de uma paciente.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quais sintomas indicam câncer na garganta, cabeça e pescoço?

Confira os principais sintomas do câncer de garganta e saiba quando procurar ajuda médica. Diagnóstico precoce pode salvar vidas.
Saiba Mais
Mulher com dor na garganta toca o pescoço, com ilustração da tireoide destacada. Ao lado, texto médico sobre bócio e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Já ouviu falar de bócio que desaparecem?

Descubra se um bócio ou nódulo na tireoide pode desaparecer sozinho e entenda como é feita a avaliação e o acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
Imagem com fundo azul e figuras de vírus em vermelho, com o texto “Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?” e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?

Terapia-alvo e imunoterapia revolucionam o tratamento do câncer de cabeça e pescoço com mais eficácia, menos efeitos colaterais e melhor qualidade de vida.
Saiba Mais
magnifiercross