Dr. Arthur Vicentini

Câncer de Orofaringe: O que pode causar e qual o tratamento indicado? 

Atualizado em: 21/09/2023
Tempo de leitura: 4 minutos
O câncer de orofaringe é um tipo de câncer que afeta a região da garganta. É frequentemente associado à infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). O tratamento pode envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, dependendo do estágio da doença e de características de cada paciente.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Cancer De Orofaringe O Que Pode Causar E Qual O Tratamento Indicadonbsp Blog
Câncer De Orofaringe: O Que Pode Causar E Qual O Tratamento Indicado?&Nbsp;

O câncer de orofaringe é uma forma de câncer que afeta a região da garganta, incluindo a base da língua, amígdalas e paredes laterais da garganta, além de outras estruturas da região. O subtipo mais comum é conhecido como Carcinoma de Células Escamosas (CEC) ou Carcinoma Espinocelular . É um tipo de câncer relativamente comum e sua incidência tem aumentado nos últimos anos. 

A gravidade do câncer de orofaringe é atribuída à sua propensão a se espalhar para os linfonodos próximos e outros órgãos, além de infiltrar/invadir estruturas próximas, causando alterações funcionais importantes. Sua associação com o vírus do papiloma humano (HPV), pode resultar em prognóstico e tratamento distintos em comparação com outros tipos de câncer de cabeça e pescoço.

Neste artigo, abordaremos em detalhes o câncer de orofaringe, incluindo quais são suas causas, como se manifesta e como é realizado o tratamento. Leia até o final e tire as suas dúvidas!

Quais as causas do câncer de orofaringe?

O câncer de orofaringe pode ter várias causas, sendo a infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) uma das principais. 

O HPV é transmitido principalmente por contato sexual e certos subtipos desse vírus estão fortemente associados ao desenvolvimento do câncer de orofaringe.

Outros fatores de risco incluem o consumo excessivo de álcool, o tabagismo, a exposição a certos produtos químicos e a idade avançada. 

É importante ressaltar que nem todas as pessoas com fatores de risco desenvolverão câncer de orofaringe, e alguns casos podem ocorrer em indivíduos sem fatores de risco conhecidos.

Como se manifesta o câncer de orofaringe?

O câncer de orofaringe pode se manifestar de diferentes maneiras, dependendo da localização e do estágio da doença. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • Dor de garganta persistente ou dor ao engolir
  • Úlceras ou feridas na garganta que não cicatrizam
  • Mudanças na voz, como rouquidão persistente ou voz abafada
  • Inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço
  • Dificuldade em mover a língua ou abrir a boca
  • Sensação de um caroço ou massa na garganta
  • Perda de peso inexplicada
  • Sangramento na boca ou garganta

É importante ressaltar que esses sintomas não são exclusivos do câncer de orofaringe e podem ser causados por outras condições, mas se persistirem por um período prolongado, é importante procurar atendimento médico para um diagnóstico adequado. 

O câncer de orofaringe é diagnosticado por meio de exames clínicos, endoscopia e/ou nasofibrolaringoscopia, biópsia e exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, por exemplo.

Como é realizado o tratamento do câncer de orofaringe?

O tratamento do câncer de orofaringe depende do estágio da doença, do estado de saúde geral do paciente e de outros fatores individuais. As opções de tratamento incluem:

Cirurgia

A remoção cirúrgica do tumor pode ser realizada, muitas vezes acompanhada da remoção dos gânglios linfáticos próximos (saiba mais clicando aqui). Dependendo do tamanho e da localização do tumor, pode ser necessária uma cirurgia reconstrutiva para restaurar a função e a aparência.

Radioterapia

A radiação pode ser usada para destruir as células cancerígenas e reduzir o tamanho do tumor. Pode ser usada como tratamento principal ou combinada com cirurgia, dependendo do estágio do câncer.

Quimioterapia

Medicamentos quimioterápicos podem ser usados para matar as células cancerígenas ou diminuir o tamanho do tumor. A quimioterapia pode ser usada isoladamente ou em combinação com radioterapia, assim como a imunoterapia.

Terapia-alvo

Alguns casos de câncer de orofaringe que apresentam certas características moleculares podem se beneficiar de terapias-alvo, que são medicamentos direcionados a proteínas específicas presentes nas células cancerígenas.

Imunoterapia

A imunoterapia estimula o sistema imunológico a reconhecer e destruir as células cancerígenas. Essa abordagem pode ser usada em casos avançados ou em combinação com outros tratamentos.

O tratamento do câncer de orofaringe é geralmente realizado por uma equipe multidisciplinar que inclui cirurgiões, oncologistas, radioterapeutas e outros profissionais de saúde. 

O plano de tratamento é individualizado para cada paciente, levando em consideração o estágio da doença, o estado geral de saúde e as preferências do paciente. 

O objetivo do tratamento é controlar a doença, preservar a função e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Em caso de identificação de algum sintoma citado acima ou outras queixas, é muito importante procurar o Cirurgião de Cabeça e Pescoço para te orientar, investigar e iniciar o mais breve possível o tratamento adequado, reduzindo sequelas e aumentando as chances de cura.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quais as possíveis complicações de uma Cirurgia Paratireoide?

Descubra tudo sobre a cirurgia das glândulas paratireoides: do hiperparatiroidismo aos cuidados pós-operatórios. Saiba como garantir uma recuperação tranquila e melhoria na qualidade de vida.
Saiba Mais

Carreira de Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Desvende as múltiplas facetas do médico moderno além do consultório. Da comunicação à gestão, explore as diversas responsabilidades e desafios dessa profissão. Compartilhe experiências e descubra como escolher o caminho certo na carreira médica.
Saiba Mais

O que causa a obstrução dos ductos salivares?

Compreenda as causas, consequências e tratamentos para obstruções nas glândulas salivares. Descubra como essas condições podem afetar sua saúde bucal e digestiva, e saiba mais sobre as opções de tratamento disponíveis para aliviar o desconforto associado.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
16:02 | 11/04/2024
magnifiercross