Dr. Arthur Vicentini

É possível evitar o Câncer de Cabeça e Pescoço?

Atualizado em 29/03/2022
Tempo de leitura: 3 min.

A prevenção do câncer de cabeça e pescoço pode ser feita por meio da adoção de hábitos mais saudáveis, como pela prática de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada e o controle do peso corporal. Também é importante manter uma boa higiene oral, usar protetor solar e evitar o tabagismo e uso excessivo de álcool.

E Possivel Evitar O Cancer De Cabeca E Pescoco Dr Arthur Vicentini Bg
É Possível Evitar O Câncer De Cabeça E Pescoço? 2

O câncer de cabeça e pescoço é um conjunto de doenças e utilizamos esse termo para nos referir aos tumores malignos que se desenvolvem nesta região. Podem ser atingidas diferentes estruturas, como lábios, boca, faringe, laringe, tireoide, linfonodos do pescoço, os seios da face, pele, couro cabeludo, glândulas salivares e etc. 

Ainda não podemos estabelecer ao certo todos os fatores que levam ao desenvolvimento do câncer, mas já se sabe que as diferentes variações dessa doença estão relacionadas com uma série de fatores de risco. Sendo assim, para fazer a prevenção do câncer de cabeça e pescoço é preciso evitar esses hábitos que favorecem a doença.

Neste artigo você vai descobrir o que é preciso fazer para evitar o câncer de cabeça e pescoço, a fim de manter ao máximo o equilíbrio de sua saúde. Acompanhe!

Evitar o tabagismo 

O tabagismo é um dos principais fatores relacionados com o câncer da região cervical, já que as toxinas do cigarro podem trazer riscos para a região da boca, da faringe (garganta) e da laringe - sem contar nos outros vários órgãos do nosso corpo, mas que estão fora da área de atuação do Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

Sendo assim, para evitar tumores malignos nessas regiões é fundamental abandonar o tabagismo para não manter contato com as toxinas presentes no cigarro e para garantir a boa circulação sanguínea desses tecidos, mantendo-os saudáveis e mais protegidos.

Tomar a vacina contra o HPV 

O vírus HPV (papilomavírus humano) provoca uma infecção no organismo que é precursora do câncer de cabeça e pescoço, em especial na região da orofaringe. A principal forma de contrair o HPV é por meio de relações sexuais desprotegidas, mas a vacinação, principalmente de meninas e meninos entre 9 e 14 anos (antes do início da vida sexual), contribui de forma significativa para evitar a contaminação pelo vírus e suas consequências. Vale lembrar que pessoas adultas também podem tomar a vacina e se beneficiar desta ferramenta.

Usar preservativo nas relações sexuais 

Como explicamos, as relações sexuais desprotegidas são a principal forma de contaminação pelo vírus HPV, nesse caso, o câncer de cabeça e pescoço é favorecido em decorrência do contato das genitais com as estruturas da boca e faringe por meio do sexo oral. Sendo assim, essa prática também precisa ser protegida com o uso de preservativos.

Manter o peso corporal

O sobrepeso e a obesidade provocam diferentes alterações no organismo do indivíduo, favorecendo, por exemplo, processos inflamatórios. Por isso, a gordura corporal em excesso pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer, inclusive de cabeça e pescoço. O ideal é manter um peso saudável por meio de uma alimentação equilibrada e da prática de exercícios físicos.

Manter uma boa higiene oral

Cuidar bem dos dentes é muito mais do que estética. O desenvolvimento de doenças orais, como a periodontite, pode contribuir para a manifestação do câncer de cabeça e pescoço. Isso acontece porque essas doenças iniciam pela proliferação excessiva de bactérias em função do acúmulo da placa bacteriana. Logo, escovar os dentes e a língua e usar o fio dental são medidas indispensáveis para prevenir o câncer de boca.

Também vale ressaltar que a manutenção de próteses e implantes dentários são essenciais na sua adaptação à cavidade oral e em sua proteção contra tumores.

Usar protetor solar

O protetor solar é um produto indispensável para fazer a proteção da pele e evitar o câncer que se desenvolve neles. Mas o que muita gente esquece é que partes do corpo como a face, o pescoço, as orelhas e o couro cabeludo também precisam de proteção contra a radiação solar.

Outra parte do corpo que costuma ser esquecida é o lábio. Ele deve receber proteção por meio de produtos específicos para esse fim, com o intuito de evitar os raios solares que provocam alterações celulares e contribuem para a formação do câncer.

Para complementar todos esses cuidados e evitar o câncer de cabeça e pescoço de uma forma ainda mais eficaz, pratique exercícios físicos de forma regular, mantenha uma alimentação saudável, evite o estresse e durma bem. Assim você garante o equilíbrio da sua saúde de um modo geral e mantém o seu organismo em bom funcionamento.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 15 =

 | 15 / 03 / 22
Entenda como é realizado a PAAF e descubra se os pacientes que precisam dele devem realizar algum preparo especial. Confira, ainda, em quais situações é necessário fazer.
Ler Mais
 | 05 / 11 / 19
Novembro Azul é uma campanha de conscientização do câncer de próstata, com o objetivo de alertar a população masculina sobre os exames preventivos. ENTENDA!
Ler Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado às 09:38 | 29/03/2022
magnifiercross