Dr. Arthur Vicentini

Sabia que a vacina contra HPV pode prevenir câncer de orofaringe?

Atualizado em: 24/05/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
Ao longo dos anos, descobriu-se que algumas cepas variantes do HPV, podem ocasionar o surgimento de tumores orofaringe. Com isso, a vacina do HPV passou a ser prescrita no auxílio da prevenção do câncer de boca.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

No conteúdo de hoje, explicaremos um pouco sobre a vacinação contra o HPV e seu auxílio na prevenção do câncer de boca. Acompanhe!

Infecções por HPV e suas Tendências

Sempre que falamos de infecções por HPV, vem à nossa mente aquela conversa sobre os tumores de colo de útero, algo que atualmente já é mais conhecido. Mulheres que tiveram infecções pelo HPV, tendem a ter uma chance maior de desenvolvimento de câncer de colo de útero.

O que é Orofaringe?

Descobriu-se também ao longo dos anos, que algumas cepas, variantes do HPV, podem ocasionar o surgimento de tumores, chamados de Orofaringe, que é a primeira porção da garganta, logo atrás da boca.

Fatores de Risco

Então, foi constatado que o HPV facilita um dos fatores de risco. Hoje em dia, em alguns lugares do mundo este é o principal fator para o desenvolvimento de tumores malignos dessa região de câncer da Orofaringe e por conta disso, tem-se preocupado bastante com a vacinação das pessoas contra o HPV.

Benefícios da Vacinação e Indicações

Inicialmente no Brasil, a vacinação era para crianças, principalmente para as meninas, antes de iniciar a vida sexual ativa. Mas, já se provou que existe o benefício em realizar essa vacinação em alta escala, principalmente em pessoas que já tenham HPV ativo e diagnosticado, reduzindo o risco de desenvolvimento de alguns tumores em algumas regiões.

Então, procure um infectologista, clínico geral, procure alguém que compreenda sobre esse assunto, para uma orientação mais precisa.

Caso você conheça alguém que tenha dúvidas sobre o assunto, não tomou a vacina e não tenha um bom conhecimento sobre o assunto, compartilhe esse conteúdo com eles para continuar aprendendo mais sobre o mundo de cabeça e pescoço.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross