Dr. Arthur Vicentini

Câncer de Cabeça e Pescoço: fique atento aos sintomas!

Atualizado em: 22/04/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Quando falamos a respeito de cirurgia de cabeça e pescoço, de tumores desta região, estamos falando de tumores malignos e de várias regiões diferentes, vários tipos diferentes de tumor.

É importante saber que cada um deles tem uma forma diferente de apresentação, um jeito diferente de crescer, uma forma diferente de tratar, e uma série de outras características e particularidades que estão relacionadas tanto com o tumor quanto com o paciente em si. Continue acompanhando e saiba mais sobre estes tumores e seus diagnósticos precoces!

Sintomas do Câncer de Cabeça e Pescoço

Sempre vale a pena citar que precisamos ficar atentos em relação aos sintomas que podemos desenvolver de tumores desta região toda para que façamos este diagnóstico precoce, que não invadiu muito as estruturas nobres e que eventualmente não se espalhou para gânglios linfáticos do pescoço ou até outras partes do organismo.

Então, é sempre bom lembrar de sintomas, como:

  • Dor para mastigar;
  • Amolecimento de Dentes;
  • Feridas que não se cicatrizam;
  • Sangramentos;
  • Dificuldade para engolir  e respirar;
  • Mudanças no padrão da voz;
  • Perda de peso de forma desproporcional;
  • Massas e caroços no pescoço.

De todos esses sintomas que eu citei, alguns podem estar relacionados com algumas doenças , outros com outras, algumas pessoas apresentam vários desses sintomas de forma simultânea.

Exames e Autoavaliações

Mas importante lembrar do diagnóstico precoce, então, perceber estes sintomas, fazer algumas avaliações, alguns autoexames , etc.

Aqui em nosso blog e no nosso canal do Youtube, temos vários vídeos falando a respeito de autoexame da tireoide, autoexame de boca e de outras regiões.

Então, lembrar que essas avaliações, esse cuidado e esse acompanhamento até com o médico, um clínico geral, mesmo com um cirurgião de cabeça e pescoço, podem ser muito importantes para que se eventualmente surgir alguma  lesão, a gente possa identificar em um momento mais precoce, mais inicial, o tratamento seja menos lesivo e traga menos sequelas e eventualmente um resultado mais complexo e até com possibilidade de cura!

Caso vocês conheçam alguém que tenha algum sintoma parecido com esses, que tenha hábitos inadequados, que fuma, que bebe em grande quantidade ou alguma outra predisposição, fiquem a vontade para compartilhar este conteúdo para assim chegar a mais pessoas que possam cuidar melhor da própria saúde e entender melhor o mundo da cirurgia de cabeça e pescoço!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross