Dr. Arthur Vicentini

Câncer de boca: entendendo a fundo a doença

Atualizado em: 20/10/2023
Tempo de leitura: 3 minutos
O Câncer de Boca não se refere a uma única doença, mas sim a várias condições distintas classificadas sob o mesmo termo. A cavidade oral é dividida anatomicamente em diferentes regiões, incluindo língua, bochecha, céu da boca, soalho da boca e região das gengivas. No entanto, os métodos tratamentos e a investigação são comuns a todos esses tipos de tumores.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

No post de hoje, falaremos sobre as regiões afetadas pelo câncer de boca, os fatores de risco associados e como identificar os sintomas. Abordaremos a importância do diagnóstico precoce e exploraremos as estratégias de tratamento, incluindo procedimentos complementares. Confira! 

Quais as regiões em que o Câncer de Boca pode se desenvolver?

Quando falamos sobre câncer de boca, não estamos nos referindo a uma doença única, mas sim a várias condições distintas que são classificadas sob o mesmo termo. A cavidade oral é dividida de maneira anatômica em diferentes regiões. Por exemplo, quando mencionamos "boca", estamos considerando tumores na língua, bochecha, céu da boca, soalho da boca e região das gengivas. 

Os tratamentos e a investigação são comuns a todos esses tipos de tumores. O tipo mais comum de câncer bucal tende a se desenvolver principalmente no soalho da boca e nas bordas laterais da língua, próximo ao contato com os dentes.

Principais fatores de risco do Câncer de Boca

Os principais fatores de risco associados a esses tumores incluem o tabagismo, o uso de cigarro eletrônico, narguile e outros produtos relacionados. Esses são fatores de risco significativos. Portanto, é essencial reduzir a gravidade desse tipo de hábito. Vale a pena lembrar que não existe uma quantidade segura de tabaco ou fumo. Diferentemente do consumo de bebidas alcoólicas, que pode ser moderado com segurança, quando usado adequadamente em pequenas quantidades.

O segundo fator de risco mais relevante é o uso inadequado e desregulado do álcool, especialmente quando combinado com o tabaco. Outros fatores de risco estão relacionados à higiene bucal inadequada, ao cuidado insuficiente com os dentes e à presença de irregularidades, extremidades ou espículas na cavidade oral. Além disso, o uso de próteses dentárias inadequadas, que não se ajustam de forma adequada, pode causar pequenas feridas e lesões na boca, favorecendo o desenvolvimento de tumores ao longo do tempo.

Sintomas 

A presença de feridas na boca ou outros sintomas, como dor localizada, dificuldade de cicatrização, sangramento, dentes amolecidos, manchas brancas ou avermelhadas, pode ser um sinal de tumores de boca. Isso inclui lesões pré-malignas e, em muitos casos, o surgimento de câncer. Esses sintomas podem levar a dificuldades ao engolir, mastigar, falar e podem causar alterações na voz.

Importância do Diagnóstico Precoce

Se você conhece alguém que apresenta esse tipo de lesão, é fundamental encaminhá-lo a um médico especialista, a fim de que sejam realizadas análises detalhadas, podendo envolver exames como uma tomografia da face, uma tomografia do pescoço e, em alguns casos, a coleta de uma pequena amostra da lesão para análise patológica. 

Dessa forma, é possível examinar com o microscópio e obter uma compreensão mais precisa sobre a presença de alguma alteração, como um possível câncer ou outra condição relevante. Quando nos deparamos com situações dessa natureza, torna-se possível efetuar o diagnóstico, abrindo caminho para a necessidade de iniciar o tratamento.

Como é realizado o Tratamento?

No tratamento dos tumores bucais,a abordagem mais frequente é começar por interromper qualquer fator de risco associado. Isso implica, por exemplo, a remoção de dentes que possam estar causando ferimentos ou ocasionando alguma modificação prejudicial. Além disso, pode ser necessário remover estruturas como dentaduras, próteses, implantes etc. Parar de maneira absoluta o uso do tabaco e do álcool é essencial.

O tratamento do próprio tumor normalmente envolve procedimentos cirúrgicos, como a ressecção, que consiste na retirada completa do tumor, incluindo margens de segurança. Em muitos casos, empregamos dispositivos tecnológicos, como o laser, para obter margens mais precisas e assegurar uma ressecção completa, sem que nenhum fragmento do tumor seja deixado para trás.

Esvaziamento Cervical

Em alguns casos, pode ser necessário realizar um esvaziamento cervical, que envolve a remoção dos linfonodos da região. Após o tratamento inicial com cirurgia, essa costuma ser a abordagem mais comum. Contudo, em determinadas situações, podemos recorrer a procedimentos complementares, como quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e combinações de tratamentos.

Caso conheça alguém que apresenta esses hábitos prejudiciais, como o consumo de cigarros, álcool, ou que utiliza próteses dentárias inadequadamente cuidadas, não mantém a higiene oral adequada ou já apresenta feridas na boca, dor, sangramento ou qualquer outra condição que não cicatriza, compartilhe essas informações com eles.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nódulos da parótida: quais são os sinais de alerta?

Descubra as origens, sinais de alerta e as indicações de cirurgia dos nódulos na parótida. Informe-se para entender mais sobre essa glândula. Saiba mais!
Saiba Mais

Nódulos de Tireoide são sempre malignos?

Descubra sobre os nódulos na tireoide: o que são, sintomas e como avaliar. Informações essenciais para a saúde da sua glândula tireoide.
Saiba Mais

Alterações na voz e reabilitação vocal

Descubra a tireoplastia e outras técnicas para reabilitação vocal. Melhore sua qualidade de vida e comunicação. Saiba mais agora!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
16:05 | 19/02/2024
magnifiercross