Dr. Arthur Vicentini

Bócio multinodular: como tratar

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 1 minuto
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O aumento do volume da tireoide pode ser causado de forma difusa, gerando um aumento da própria tireoide ou o surgimento de diversos nódulos, que é o chamado bócio multinodular.

Quando tratar o bócio multinodular?

Na maioria dos casos, os bócios multinodulares não precisam ser tratados quando pequenos, apenas no momento em que alcançam condições que nos levam a pensar em cirurgia.

Quando encontramos sintomas compressivos, como a dificuldade para respirar, engolir e falar, a cirurgia é indicada para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Outra condição que pode ocorrem com os bócios multinodulares é um ou mais se apresentarem de forma maligna ou suspeita de malignidade.

Por conta disso, alguns exames são indicados para determinar o risco de malignidade, que é o caso da punção aspirativa por agulha fina. Caso dê positivo, optamos pelo tratamento cirúrgico da tireoide.

Existem outras técnicas para realizar a cirurgia, mas que não são tão difundidas no Brasil, que é o caso da radioablação - ablação por rádio frequência. Insere-se uma agulha dentro da tireoide conectada a um aparelho que imite ondas de radiofrequência para destruir o nódulo. Depois de um tempo, ele regride de tamanho e para de trazer sintomas compressivos.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra uma mão de médico no pescoço de uma mulher.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista de comentários

  1. apareceu um nódulo no labo direito do meu pescoço, fiz o 1º exame , ele deu 3,0 cm , isso a 7 anos, fiz um outro dia 12/02/2022 , hoje Resultado: 1.3x1.1x0.09 cm.
    lobo esq. 0.5x0.5x0.4cm.

Mulher com dor na garganta toca o pescoço, com ilustração da tireoide destacada. Ao lado, texto médico sobre bócio e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Já ouviu falar de bócio que desaparecem?

Descubra se um bócio ou nódulo na tireoide pode desaparecer sozinho e entenda como é feita a avaliação e o acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
Imagem com fundo azul e figuras de vírus em vermelho, com o texto “Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?” e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?

Terapia-alvo e imunoterapia revolucionam o tratamento do câncer de cabeça e pescoço com mais eficácia, menos efeitos colaterais e melhor qualidade de vida.
Saiba Mais
Imagem com a pergunta É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?, uma mulher tocando o pescoço e Dr. Arthur Vicentini ao lado.

É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?

Descubra como diferenciar nódulos benignos e malignos na tireoide. Saiba quais exames são essenciais para o diagnóstico e quando procurar um especialista.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2025
Atualizado em: 
14:18 | 03/04/2025
magnifiercross