Sumário
A parte interna da boca é subdividida em várias partes, tais como: gengiva, céu da boca, soalho da boca, língua, lábios, entre outros.
Fatores de risco
Cigarro e bebida alcoólica
Os fatores de risco para os cânceres de boca, sem dúvida nenhuma, são o uso do cigarro e o uso excessivo de bebida alcóolica, principalmente quando essas duas situações são usadas ao mesmo tempo.
Portanto, essas pessoas têm uma chance potencializada de desenvolver tumores nessa região.
As localizações mais frequentes dos surgimentos desses tumores são na borda lateral da língua e na região do soalho da boca, além da gengiva.
Higiene inadequada da boca
Outro fator de risco bastante frequente é o cuidado inadequado com a higiene da boca, dos dentes e das próteses dentárias que estão mal adaptadas ou com a manutenção inadequada.
Isso pode criar ferida e machucado na cavidade oral, posteriormente se tornar feridas crônicas e lesões pré-neoplásicas, podendo até desenvolver câncer.
Prevenção do câncer de boca
Por conta do que foi dito acima, é bastante importante:
- manter a higiene da cavidade oral;
- evitar o uso de tabaco
- reduzir o uso de álcool.
E ficar bastante atento (a) para quando surgir:
- pequenas feridas na boca;
- feridas que não cicatrizam;
- pontos de sangramento;
- locais dolorosos,
- dentes amolecidos.
Esses são os sinais de que pode estar surgindo alguma doença na cavidade oral e posteriormente se transformar em um câncer de boca.
Tratamento do Câncer de boca
Hoje, o tratamento do câncer de boca majoritariamente ainda é feito com cirurgia.
Em algumas situações, é preciso fazer depois da cirurgia: quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou uma combinação de todos esses fatores.
Cada caso tem que ser avaliado de forma individualizada e delicada.
Se você conhece alguém que fuma, que tem o hábito de usar bebida alcoólica em maior quantidade, que tem lesões, machucados ou sangramentos na boca, compartilhe esse post com ele ou ela.