Sumário
A tireoide é uma glândula endócrina localizada na região anterior do pescoço e formada pelo lobo direito, lobo esquerdo e istmo.
Todas as pessoas nascem com essa glândula, são raríssimos os casos em que a pessoa nasce sem a tireoide.
Nesse post, vamos descrever melhor as alterações que podem ocorrer com a tireoide. Continue nos acompanhando.
Alterações anatômicas da tireoide
Podem ocorrer duas situações:
- a primeira é quando temos um aumento do tamanho da tireoide e ela cresce de forma demasiada ou fica maior do que deveria, podendo causar problemas como, compressão na região cervical, dificuldade para engolir, dificuldade para respirar e até alterações da voz.
- a segunda é quando temos alterações focais da glândula, os chamados nódulos, que podem ser benignos ou malignos. Na maioria das vezes, os nódulos não possuem algum fator de risco que aumente o surgimento. O diagnóstico deve ser feito para saber se é benigno ou maligno e se precisa de tratamento.
Alterações funcionais da tireoide
Nesse caso, há maior ou menor produção de hormônio do que o corpo precisa.
A maior produção de hormônio leva o paciente para uma situação que é chamada de hipertireoidismo, em que a produção do hormônio tireoidiano é maior do que o habitual, alterando o metabolismo como um todo.
E a menor produção de hormônio tireoidiano é chamada de hipotireoidismo e faz com que o corpo funcione de maneira um pouco mais lenta.
Basicamente, essas são as alterações que podem acontecer com a tireoide.