Dr. Arthur Vicentini

Cuidados pré-operatórios e pós-operatórios da tireoidectomia

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 3 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Na área de Cabeça e Pescoço, a cirurgia mais feita é a tireoidectomia, ou seja, cirurgia da tireoide. Isso acontece porque muitas pessoas apresentam nódulos com disfunções da tireoide ou até nódulos malignos.

Cuidados pré-operatórios da tireoidectomia

Antes do procedimento, alguns cuidados são importantes como a realização de exames pré-operatórios, por exemplo:

  • exames de coagulação;
  • exames de hemograma;
  • exames clínicos;

É importante fazer esses exames para avaliar se o paciente tem alguma doença prévia e se preparar para a cirurgia.

Uma investigação que fazemos com bastante frequência a de como funcionam as cordas vocais antes da cirurgia.

Durante o procedimento, é comum mexermos na região dos nervos que movimentam as cordas vocais, por isso, é importante saber de antemão se o paciente tem alguma alteração no funcionamento das cordas vocais.

Além disso, os exames ajudam o cirurgião a tomar a decisão de qual modalidade de cirurgia será feita, a tireoidectomia total ou a tireoidectomia parcial. Também se será preciso retirar os linfonodos da cadeia central ou das laterais. Isso depende de vários fatores e critérios.

Para fazer todo esse preparo, é importante que o paciente tenha uma boa avaliação médica com um especialista bem treinado e que seja feito um bom planejamento cirúrgico.

Se o paciente toma alguma medicação anticoagulante, é importante que seja avaliado a possível suspensão da medicação alguns dias antes da cirurgia para que tenha menor risco de sangramento.

Também é preciso que o paciente esteja em boas condições de saúde, por exemplo, não esteja resfriado, com diarreia, com infecção de garganta, com problemas infecciosos ou clínicos, que possam descompensar o procedimento.

Geralmente, o paciente precisa estar em jejum de 8 horas porque a cirurgia é feita com anestesia geral e também bem descansado com energias acumuladas para o procedimento.

Cuidados pós-operatórias da tireoidectomia

Depois que terminar o procedimento, o paciente deve:

  • ficar de repouso relativo;
  • não carregar peso;
  • evitar esforço físico;
  • evitar abaixar a cabeça;
  • higienizar a região cervical.

O curativo da cirurgia é impermeável e permite que o paciente tome banho e molhe essa região. Portanto, esse fator não costuma ser um grande problema.

Nas primeiras semanas, o médico que acompanha o paciente vai prescrever medicamentos para controle de dor, náusea e às vezes para reposição de hormônio tireoideano porque o cálcio pode reduzir nos primeiros dias.

Normalmente os pacientes saem do hospital usando meias elásticas e com a recomendação de realizar caminhadas pequenas e leves para evitar trombose venosa profunda nas pernas.

Para finalizar, é importante fazer um acompanhamento médico com o médico no pós-operatório. O primeiro retorno ocorre entre 7 e 10 dias, e o segundo retorno entre 15 e 20 dias para acompanhar a cicatrização e retirar os pontos.

Nós costumamos acompanhar os pacientes depois de 7 a 10 dias e depois de 15 à 20 dias fazemos o segundo retorno para acompanhar a cicatrização, retirar os pontos e fazer todo esse cuidado primário mais próximo do procedimento.

Se você conhece alguém que passou por essa cirurgia ou alguém que está se preparando para realiza-la, compartilhe esse conteúdo para trazer mais informação e um pouco de tranquilidade para essa pessoa.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra o pescoço de uma mulher.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross