Dr. Arthur Vicentini

Tireoglobulina: o que é e para que serve

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A tireoglobulina é uma molécula produzida pelas células da glândula tireoide, como se fosse um subproduto do hormônio tireoidiano.

Na linha de produção dentro da célula do hormônio tireoidiano, existe a produção também da tireoglobulina. Ela serve como participante na produção de hormônio.

Quando se preocupar com a tireoglobulina?

Portanto, paciente que fizeram, por exemplo, a cirurgia de tireoide por um tumor benigno, não é preciso acompanhar a tireoglobulina no pós-operatório porque a glândula foi retirada e não há necessidade de se preocupar com recidiva.

Porém, os pacientes que fazem cirurgia de tireoide parcial ou total por um câncer de tireoide e ocorre algum sinal de recidiva, normalmente a tireoglobulina vai começar a aumentar. Isso porque as células do tumor se multiplicam havendo mais produção de hormônio e, consequentemente, aumentando a tireoglobulina.

Os pacientes que fizeram a tireoidectomia total, ou seja, a retirada completa da tireoide junto com o tumor, é normal e esperado que a tireoglobulina fique baixa, próxima de zero ou até indetectável.

O paciente que fez a tireoidectomia parcial pode ter certa produção de tireoglobulina, ou seja, não fica zero, mas o valor dependerá de cada laboratório.

O mais ideal é que a tireoglobulina não suba ao longo do tempo, porque se houver uma subida muito grande, pode ser que tenha algum nódulo no restante da tireoide, nos linfonodos ou até em outras regiões, fazendo com que a gente pense em possíveis recidivas da doença.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra duas mãos com luvas segurando um tubo com sangue e um cano que leva a um furo dentro do braço esticado de um paciente.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher com dor na garganta toca o pescoço, com ilustração da tireoide destacada. Ao lado, texto médico sobre bócio e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Já ouviu falar de bócio que desaparecem?

Descubra se um bócio ou nódulo na tireoide pode desaparecer sozinho e entenda como é feita a avaliação e o acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
Imagem com fundo azul e figuras de vírus em vermelho, com o texto “Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?” e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?

Terapia-alvo e imunoterapia revolucionam o tratamento do câncer de cabeça e pescoço com mais eficácia, menos efeitos colaterais e melhor qualidade de vida.
Saiba Mais
Imagem com a pergunta É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?, uma mulher tocando o pescoço e Dr. Arthur Vicentini ao lado.

É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?

Descubra como diferenciar nódulos benignos e malignos na tireoide. Saiba quais exames são essenciais para o diagnóstico e quando procurar um especialista.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2025
Atualizado em: 
14:18 | 03/04/2025
magnifiercross