Sumário
No post de hoje, iremos falar a respeito de transtornos psiquiátricos e alterações da função da tireoide, fatores que devem ser analisados para um possível diagnóstico e suas consequências. Acompanhe para entender mais sobre o assunto!
O que é a Tireoide?
A Tireoide, é uma glândula endócrina, localizada bem no centro do pescoço e é responsável pela produção de diversos hormônios que controlam, regulam a função do metabolismo e a velocidade de funcionamento do nosso corpo.
Relação entre o Hipotireoidismo e as Doenças Psiquiátricas.
Quando possuímos algum distúrbio da tireoide, é mais comum o hipotireoidismo, que faz com que a tireoide diminua a sua função.
Podemos ter sintomas que se passam por sintomas de depressão, sintomas psiquiátricos etc. Então, é bem comum que ocorra esse tipo de confusão, com pessoas que possuem doenças psiquiátricas, como a depressão especificamente, podem ter algumas alterações muito parecidas com quem possui o hipotireoidismo.
É bem comum que aconteça esse tipo de confusão, já que algumas alterações do hipotireoidismo e das doenças psiquiátricas, são muito semelhantes. Assim, a pessoa fica muito cansada, para “baixo”, sem vontade de fazer as coisas, fadiga constante, muito sono, sem vontade de sair da cama, vontade de não sair de casa e de não ir para o trabalho. Esses podem ser alguns sintomas, obviamente não são os únicos, porém alguns desses são os sintomas mais comuns para as duas coisas.
Então, caso você conheça alguém que possui uma suspeita diagnóstica, alguém que está fazendo tratamento específico para depressão ou alguma pessoa que tome remédio hormônio tireoidiano, porém não o toma de forma adequada, compartilhe esse post para que elas entendam que existe alguma relação entre essas situações e que isso pode estar trazendo prejuízo para a saúde delas, inclusive para a saúde mental.