Dr. Arthur Vicentini

Há relação entre alterações na tireoide e Doenças Psiquiátricas?

Atualizado em: 17/05/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
 O hipotireoidismo é um tipo de distúrbio na tireoide, que faz com que ela diminua sua função. Devido a seus sintomas serem semelhantes ao de transtornos mentais, como o da depressão, acaba gerando algumas confusões no diagnóstico.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

No post de hoje, iremos falar a respeito de transtornos psiquiátricos e alterações da função da tireoide, fatores que devem ser analisados para um possível diagnóstico e suas consequências. Acompanhe para entender mais sobre o assunto!

O que é a Tireoide?

A Tireoide, é uma glândula endócrina, localizada bem no centro do pescoço e é responsável pela produção de diversos hormônios que controlam, regulam a função do metabolismo e a velocidade de funcionamento do nosso corpo.

Relação entre o Hipotireoidismo e as Doenças Psiquiátricas.

Quando possuímos algum distúrbio da tireoide, é mais comum o hipotireoidismo, que faz com que a tireoide diminua a sua função.

Podemos ter sintomas que se passam por sintomas de depressão, sintomas psiquiátricos etc. Então, é bem comum que ocorra esse tipo de confusão, com pessoas que possuem doenças psiquiátricas, como a depressão especificamente, podem ter algumas alterações muito parecidas com quem possui o hipotireoidismo.

É bem comum que aconteça esse tipo de confusão, já que algumas alterações do  hipotireoidismo e das doenças psiquiátricas, são muito semelhantes. Assim, a pessoa fica muito cansada, para “baixo”, sem vontade de fazer as coisas, fadiga constante, muito sono, sem vontade de sair da cama, vontade de não sair de casa e de não ir para o trabalho. Esses podem ser alguns sintomas, obviamente não são os únicos, porém alguns desses são os sintomas mais comuns para as duas coisas.

Então, caso você conheça alguém que possui uma suspeita diagnóstica, alguém que está fazendo tratamento específico para depressão ou alguma pessoa que tome remédio hormônio tireoidiano, porém não o toma de forma adequada, compartilhe esse post para que elas entendam que existe alguma relação entre essas situações e que isso pode estar trazendo prejuízo para a saúde delas, inclusive para a saúde mental.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quais as possíveis complicações de uma Cirurgia Paratireoide?

Descubra tudo sobre a cirurgia das glândulas paratireoides: do hiperparatiroidismo aos cuidados pós-operatórios. Saiba como garantir uma recuperação tranquila e melhoria na qualidade de vida.
Saiba Mais

Carreira de Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Desvende as múltiplas facetas do médico moderno além do consultório. Da comunicação à gestão, explore as diversas responsabilidades e desafios dessa profissão. Compartilhe experiências e descubra como escolher o caminho certo na carreira médica.
Saiba Mais

O que causa a obstrução dos ductos salivares?

Compreenda as causas, consequências e tratamentos para obstruções nas glândulas salivares. Descubra como essas condições podem afetar sua saúde bucal e digestiva, e saiba mais sobre as opções de tratamento disponíveis para aliviar o desconforto associado.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
16:02 | 11/04/2024
magnifiercross