Sumário
A queixa mais comum que temos no consultório é distúrbio de tiroide, ou seja, doenças relacionadas com a tireoide.
Quem faz uso de reposição hormonal?
Muitas vezes, o paciente procura o Cirurgião de Cabeça e Pescoço por conta de um nódulo tireoidiano, uma doença da tireoide ou às vezes até uma doença funcional.
Quando o paciente realiza a cirurgia de tireoide, sendo total ou parcial, e precisa de reposição hormonal, é muito comum ter que manter um acompanhamento mais prolongado com o médico, seja o Cirurgião de Cabeça e Pescoço, o endocrinologista ou outro especialista, por conta da dosagem e outros fatores.
Como tomar a reposição hormonal de tireoide?
Primeiramente, não tome o hormônio da tireoide junto com outras medicações. Esse medicamento deve ser tomado sozinho e deve ser o primeiro remédio a ser tomado de manhã.
Siga as orientações: assim que você acordar, tome o remédio e espere pelo menos 40 minutos para depois se alimentar ou tomar outros medicamentos.
Evite trocar os horários da medicação porque isso leva a uma redução da absorção e o corpo acaba ficando um pouco bagunçado.
Tente não trocar a marca da medicação, por mais que seja uma dose bastante pequena de hormônio. Não tem problema a dose ser alterada, até porque isso é bastante normal de ocorrer, porém, não troque de fabricante.
E por fim, quando você for realizar os exames de sangue relacionados com a reposição hormonal da tireoide, fique atento (a) se você está usando alguma medicação ou vitamina que possa interferir na dosagem, como é o caso da biotina.
Se você estiver fazendo uso de alguma medicação que interfira na dosagem, o ideal é suspendê-la por 72 horas antes da coleta dos exames. E no dia que for colher o exame, leve o comprimido ao laboratório e tome somente depois da coleta.
Se você conhece alguém que necessita de reposição de hormônio tireoidiano, compartilhe esse vídeo com essa pessoa! Será bastante útil e poderá evitar problemas futuros.