Dr. Arthur Vicentini

TSH alterado, pode ser Hipotireoidismo grave?

Atualizado em: 17/05/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
O TSH, ou hormônio tireoestimulante, é um hormônio muito importante para a tireoide, pois é responsável por induzir a maior ou menor atividade da glândula. Quando o hormônio tireoestimulante sofre alguma alteração nos seus níveis, isso pode indicar que a tireoide está com algum problema.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste post, iremos explicar porque ocorrem algumas alterações nos níveis de TSH, se é necessário investigar e como é feito o diagnóstico e tratamento para regular o seus níveis. Confira!

Como é produzido o TSH?

O hormônio tireoestimulante (TSH) é um hormônio que tem relação com a glândula tireoide mas que não é produzido por ela própria, na verdade, ele é produzido pela hipófise, que é uma glândula que fica na atrás dos olhos, e que é considerada a glândula mestra, pois ela faz todo o controle dos outros órgãos e glândulas do nosso corpo que produzem e secretam algum hormônio. 

Quando a hipófise produz uma quantidade inadequada de TSH, é possível que se tenha um distúrbio da tireoide.

Porque ocorrem alterações do TSH?

Normalmente, a tireoide pode estar produzindo muito hormônio por conta própria, devido ao estímulo de anticorpos e etc,e isso faz o TSH diminuir

Também podemos ter o contrário, a tireoide pode sofrer agressões, inflamações ou alterações também causadas por anticorpos, tirando a globulina e a peroxidase, e isso faz com que a tireoide vá perdendo função ao longo do tempo, fazendo com que a hipófise perceba isso através dos seus receptores e comece a aumentar a produção de TSH.

O TSH muito elevado ou muito diminuído podem sim ser sinais de disfunção da tireoide, que normalmente é um indicativo desse problema.

Diagnóstico e tratamento

Quando é notada uma alteração, é preciso fazer uma investigação complementar com exames mais profundos, às vezes até exames de imagem para poder entender o que está acontecendo anatomicamente com a glândula.

Baseado no resultado dos exames são tomadas medidas de reposição ou de bloqueio, e às vezes, quando necessário até medidas cirúrgicas.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sabia que a vacina contra HPV pode prevenir câncer de orofaringe?

Há muito tempo já é conhecida a relação entre o vírus HPV e o câncer de colo de útero. Essa relação é bastante conhecida dos profissionais de saúde e do público em geral, tendo sido ampliada, inclusive, devido à campanha de vacinação de meninos e meninas para evitar a disseminação do vírus. Entretanto, o que […]
Saiba Mais

Quais as possíveis complicações de uma Cirurgia Paratireoide?

Descubra tudo sobre a cirurgia das glândulas paratireoides: do hiperparatiroidismo aos cuidados pós-operatórios. Saiba como garantir uma recuperação tranquila e melhoria na qualidade de vida.
Saiba Mais

Carreira de Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Desvende as múltiplas facetas do médico moderno além do consultório. Da comunicação à gestão, explore as diversas responsabilidades e desafios dessa profissão. Compartilhe experiências e descubra como escolher o caminho certo na carreira médica.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
10:16 | 03/05/2024
magnifiercross