Dr. Arthur Vicentini

Traqueostomia: quais os cuidados e a possível decanulação

Atualizado em: 06/09/2023
Tempo de leitura: 3 minutos
A traqueostomia é um procedimento médico que envolve a criação de um pequeno orifício no pescoço de um paciente para permitir a respiração direta, contornando a via aérea superior. Este dispositivo desempenha um papel fundamental em diversas situações clínicas, incluindo casos de disfagia grave, tumores no pescoço, intubações prolongadas e traumas.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste post, explicaremos em detalhes o que é a traqueostomia, suas indicações e os desafios relacionados à fala que os pacientes enfrentam ao utilizá-la, além de tirar algumas dúvidas sobre a sua retirada. Confira! 

O que é a traqueostomia e quando é indicada

A traqueostomia é um dispositivo que o paciente usa no pescoço para poder respirar de forma que o ar não precise passar pela via aérea alta. É basicamente um buraquinho no pescoço para que o ar entre, desça para os pulmões, aconteça as trocas gasosas e depois saia pelo mesmo canal.

A indicação para fazer esse procedimento é diversa, podendo ser indicada em caso de:

  • Pacientes com disfagia mais grave (com dificuldade para engolir);
  • Pacientes que têm tumores na região do pescoço;
  • Pacientes que passaram por uma intubação mais prolongada ou que tiveram algum trauma.

Além de várias outras alterações que podem acontecer e levar à necessidade de fazer traqueostomia.

Alterações na voz

Quando o paciente usa traqueostomia, existe a possibilidade do ar passar direto por baixo e não passar pelas vias aéreas superiores, com isso, acontece uma dificuldade para falar, porque a caixa da voz fica logo acima desse buraquinho.

Cada caso precisa ser estudado, mas, existe de mesmo com a traqueostomia a possibilidade do paciente conseguir falar, é só ocluir o buraquinho e se tiver passagem de ar adequada, se a musculatura estiver toda bonitinha a gente consegue fazer com que o paciente fale, às vezes até deixar aquilo tampado.

É possível retirar a Traqueostomia?

Uma das dúvidas muito comuns que os pacientes trazem é se é possível retirar a traqueostomia, e muitas vezes é possível.

Em alguns casos a traqueostomia pode ser definitiva, mas isso vai depender claro, de casa caso, mas, muitas vezes a traqueostomia é temporária, ela é utilizada durante um período mais longo ou mais curto para que a gente possa proteger a via aérea.

Por exemplo, pacientes que na época do covid que muitas vezes precisavam ficar entubados de forma prolongada, fazia-se traqueostomia para proteger a via aérea de infecções, de estenose e de outras complicações. Esses pacientes depois que acordavam melhor, que se reabilitavam da doença e saiam da UTI, eventualmente queriam ir para casa podem tirar a traqueostomia. 

Claro, esse é um procedimento que acontece sempre sob supervisão, feito por um médico após uma série de exames.

Retirada da traqueostomia

Normalmente, a gente acaba fazendo sempre um exame de imagem (uma tomografia, uma ressonância) e um exame funcional para ver se as cordas vocais estão funcionando bem.

No exame funcional, a gente coloca uma câmerazinha pelo nariz ou pela boca para ir lá na garganta para ver se está tudo funcionando direitinho e se tem espaço para o ar passar, quando essas coisas todas estão bem organizadas e está tudo funcionando direitinho, a gente pode tirar a traqueostomia e normalmente o orifício (buraquinho da traqueostomia) ele cicatriza sozinho.

Nem é bom dar pontos para fechar ali no primeiro momento, porque pode ter o acúmulo de ar, pode ter alguma fístula ou dificuldade ali para cicatrização, então, a gente deixa esse processo correr de forma natural e espontânea.

Quando existe alguma complicação, alguma retração ou o orifício se mantém aberto com algum escape, a gente reestuda o caso e aí sim,, se for o caso, é feito algum procedimento menos invasivo para fechar o buraquinho, para poder fechar ali a passagem do ar.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
a imagem ilustra um boneco com uma traqueostomia

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recuperação pós-operatória: o que esperar após a Cirurgia de Cabeça e Pescoço?

Saiba como é a recuperação após cirurgia de cabeça e pescoço e cuidados para uma reabilitação eficaz. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais
Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
magnifiercross