Dr. Arthur Vicentini

Cuidados com a Traqueostomia

Tempo de leitura: 2 min.

Durante a pandemia do Covid-19, a traqueostomia em pacientes entubados foi bastante utilizada.

As técnicas para fazer a traqueostomia são bastante diversas, podemos fazer endoscopia, punção, aberta, e dentro de cada uma dessas, temos subtipos de técnicas que podem ser desenvolvidas.

Cuidados que você deve ter

Falando a respeito dos cuidados da traqueostomia, os pacientes precisam dar uma atenção maior para a proteção da via respiratória.

Umidifique a região

Ao respirar pela boca e nariz, o ar passa por toda essa região e é aquecido, umidificado e purificado pelas estruturas presentes nas vias aéreas altas. Porém, a traqueostomia impossibilita que essas ferramentas atuem naturalmente.

Por conta disso, é importante lembrar que o paciente que usa traqueostomia precisa umidificar a região por meio de inalações e nebulizações durante o dia, principalmente em dias mais secos.

Evite a entrada de sujeira

Ao sair de casa, é importante colocar um pano, lenço ou um filtro específico para proteger a região e evitar que poeira, mosquito ou sujeira entrem pela cânula, interferindo na respiração.

Higienize a traqueostomia

Mesmo tendo todos esses cuidados, é preciso realizar a higiene da traqueostomia com água e sabão, após secar bem a cânula, pode introduzir novamente no paciente. As cânulas internas ou intermediárias precisam ser retiradas pelo menos três ou quatro vezes ao dia, o que depende da secreção.

Proteja a pele

Os cuidados com a pele também são importantes para evitar que a pele fique machucada, sangre e acabe incomodando o paciente. Para isso, vale recorrer a uma casa de material médico e comprar pequenos protetores que podem ser colocados ao redor da traqueostomia para evitar o contato direto da cânula de metal ou de plástico com a pele.

Caso não seja possível adquirir esse dispositivo, coloque pelo menos uma gaze, um lenço ou um pano de algodão.

A retirada da cânula deve ser avaliada por uma equipe multidisciplinar, como: médico, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo. Todo mundo precisa estar envolvido nesse cuidado.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 7 =

 | 11 / 01 / 22
Sabia que as ínguas também se formam atrás da orelha? Entenda o que leva a esse quadro e quais são as outras possíveis causas de um caroço na região.
Ler Mais
 | 06 / 01 / 22
O aumento dos linfonodos está relacionado a uma série de alterações. Continue lendo e confira quais as possíveis causas!
Ler Mais
1 2 3 19
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross