Dr. Arthur Vicentini

Tireoidectomia: o que é e quando é indicada

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

As tireoidectomias são feitas há muitos anos, já tem uma técnica bem detalhada e bem definida de como deve ser feita, é claro com algumas adaptações ao longo do tempo, mas as indicações são mantidas.

Principais indicações da tireoidectomia

1 – Nódulos e tumores malignos

É muito comum os pacientes terem nódulos e tumores da tireoide, a maioria deles benignos, mas alguns podem ser malignos. Quando a gente tem alguma suspeita ou confirmação de malignidade, uma das indicações é fazer a cirurgia de tireoide (retirar a glândula).

2 - Hipertireoidismo

A segunda indicação de tireoidectomia é quando o paciente tem um funcionamento da glândula de forma muito exacerbada, ou seja, o hipertireoidismo.

Por algum motivo, ou porque não deu pra fazer o tratamento clínico, ou porque tentou o tratamento clínico e não foi possível, a pessoa acaba mantendo esse hipertireoidismo e precisa fazer o tratamento cirúrgico.

3 - Crescimento da glândula

Um crescimento muito grande da glândula começa a comprimir as estruturas do pescoço, apertar a parte respiratória; a parte digestiva; a pessoa pode ter engasgos; dificuldade para engolir; sentir dores no pescoço; falta de ar e até alterações de voz. Nesse caso também podemos pensar em fazer a cirurgia.

4 - Bócio mergulhante

Bócio mergulhante é quando a tireoide começa a crescer muito e ao invés de crescer para fora do pescoço, desce para perto do coração e atrapalha a parte respiratória mais baixa.

5- Estética

A última causa é basicamente uma causa estética porque a tireoide fica bem na região central do pescoço, numa localização bastante visível e principalmente para as pessoas que têm uma atuação pública e trabalham com a imagem ou que se incomodam por conta de um aumento de nódulo, caroço ou alguma coisa que esteja aparecendo no pescoço e elas gostariam de tirar, mas lembrando de que essa indicação estética é sempre uma indicação do paciente, nunca é porque o médico acha que tem que tirar.

Nessas situações precisa ser bem discutido para entender os riscos e os benefícios.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Ao fundo da imagem, há uma representação gráfica da tireoide.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher observa o próprio rosto no espelho, tocando a bochecha com expressão atenta, possivelmente avaliando sinais de paralisia facial.

Paralisia facial: o que é?

A paralisia facial pode ter causas graves e silenciosas. Saiba os sinais de alerta e a importância de buscar ajuda médica o quanto antes.
Saiba Mais
Médico examina o pescoço de paciente com luva azul, sugerindo avaliação de nódulos ou lesões na tireoide.

Cisto e nódulos na tireoide: qual a diferença?

Descubra o que são lesões de tireoide, como identificar cistos e nódulos, e quando é necessário investigar. Explicações do Dr. Arthur Vicentini.
Saiba Mais
Pessoa aponta um lápis para uma pinta escura e elevada na nuca, sugerindo análise dermatológica ou exame de sinais na pele.

Carcinoma espinocelular: o que é?

Carcinoma espinocelular: entenda o que é, onde aparece e os principais fatores de risco como sol, cigarro e álcool.
Saiba Mais
magnifiercross