Dr. Arthur Vicentini

Tireoidectomia: o que é e quando é indicada

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

As tireoidectomias são feitas há muitos anos, já tem uma técnica bem detalhada e bem definida de como deve ser feita, é claro com algumas adaptações ao longo do tempo, mas as indicações são mantidas.

Principais indicações da tireoidectomia

1 – Nódulos e tumores malignos

É muito comum os pacientes terem nódulos e tumores da tireoide, a maioria deles benignos, mas alguns podem ser malignos. Quando a gente tem alguma suspeita ou confirmação de malignidade, uma das indicações é fazer a cirurgia de tireoide (retirar a glândula).

2 - Hipertireoidismo

A segunda indicação de tireoidectomia é quando o paciente tem um funcionamento da glândula de forma muito exacerbada, ou seja, o hipertireoidismo.

Por algum motivo, ou porque não deu pra fazer o tratamento clínico, ou porque tentou o tratamento clínico e não foi possível, a pessoa acaba mantendo esse hipertireoidismo e precisa fazer o tratamento cirúrgico.

3 - Crescimento da glândula

Um crescimento muito grande da glândula começa a comprimir as estruturas do pescoço, apertar a parte respiratória; a parte digestiva; a pessoa pode ter engasgos; dificuldade para engolir; sentir dores no pescoço; falta de ar e até alterações de voz. Nesse caso também podemos pensar em fazer a cirurgia.

4 - Bócio mergulhante

Bócio mergulhante é quando a tireoide começa a crescer muito e ao invés de crescer para fora do pescoço, desce para perto do coração e atrapalha a parte respiratória mais baixa.

5- Estética

A última causa é basicamente uma causa estética porque a tireoide fica bem na região central do pescoço, numa localização bastante visível e principalmente para as pessoas que têm uma atuação pública e trabalham com a imagem ou que se incomodam por conta de um aumento de nódulo, caroço ou alguma coisa que esteja aparecendo no pescoço e elas gostariam de tirar, mas lembrando de que essa indicação estética é sempre uma indicação do paciente, nunca é porque o médico acha que tem que tirar.

Nessas situações precisa ser bem discutido para entender os riscos e os benefícios.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Ao fundo da imagem, há uma representação gráfica da tireoide.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross