Sumário
Função da tireoide
A tireoide é uma glândula endócrina, ou seja, uma glândula que produz hormônios, localizada na região central do pescoço e que tem todo um mecanismo de regulação com outras glândulas, principalmente com a hipófise.
Ela faz basicamente a produção de hormônios que estão relacionados com o metabolismo do corpo humano.
Hipertireoidismo
Quando tem uma produção aumentada de hormônios da tireoide, ou seja, o hipertireoidismo, a gente pode ter alterações como se o corpo estivesse mais acelerado. Contudo, a pessoa sente mais calor, o coração fica mais acelerado, a pressão arterial pode subir.
Além disso, o intestino pode funcionar demais e a pessoa pode ter muita vontade de comer, ou seja, o metabolismo fica mais acelerado, isso se chama hipertireoidismo.
Hipotireoidismo
O contrário disso é o hipotireoidismo, que é até mais comum principalmente em mulheres. Então é bem frequente no consultório, principalmente nos endocrinologista e cirurgiões de cabeça e pescoço.
As pessoas têm uma diminuição do funcionamento da tireoide e com isso têm uma diminuição na produção de hormônios. Essa diminuição leva aos sintomas contrários do que eu acabei de citar.
Então, a pessoa fica com mais sonolência, mais cansada, tem uma tendência a reter um pouco mais de líquido, às vezes não têm muita fome, o intestino não funciona também, a pessoa sente muito frio. Tudo isso é bastante comum no hipotireoidismo.
As outras alterações que podem acontecer na tireoide não estão relacionadas diretamente com a função dela, e sim com a parte anatômica.
Então, a tireoide fica na região central do pescoço, bem no centro do pescoço, perto de estruturas importantes, por exemplo, da parte respiratória, deglutição e da parte digestiva. Isso faz com que o aumento da glândula da tiroide pode ser difuso e traga problemas e dificuldades para a pessoa engolir e respirar.
Nódulos na tireoide
Pode ter nódulos também. A maioria dos nódulos ocorre em mulheres, é muito mais frequente em mulheres, mas também pode acontecer em homens. Os nódulos em sua maioria são benignos, mas também pode ter os nódulos malignos, sendo uma causa importante da tireoidectomia (cirurgia da tireoide).