Dr. Arthur Vicentini

Tipos de Câncer de Tireoide

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Existem diversas doenças que podem atingir a glândula tireoide com origens, células e comportamentos distintos. A tireoide possui células foliculares e papilíferas, a partir delas surgem os tumores da glândula.

Tipos de Câncer de Tireoide

Carcinoma bem diferenciado

O câncer mais comum, que perfaz de 80 a 90% de todos os tumores malignos da tireoide, é chamado de carcinoma bem diferenciado. Este surge através das células foliculares da tireoide, também produz hormônio, possui as mesmas características das células nativas da tireoide e também fica em grandes quantidades.

O carcinoma bem diferenciado costuma ser menos agressivos que os outros tipos, tanto da tireoide quanto de outros órgãos do organismo.

Carcinoma medular

Outro tipo de câncer de tireoide é o carcinoma medular. Este se origina nas células parafoliculares, que também estão contidas dentro da tireoide.

Diferente do câncer folicular, esse tipo de câncer é um pouco mais agressivo, tem mais risco de metástase, é um pouco mais frequente e pode ter relação com genética.

Carcinoma pouco diferenciado

Antigamente conhecido como carcinoma insular, o carcinoma pouco diferenciado apresenta característica mais agressiva, mais chance de metástase e recidiva ao longo do tempo e o tratamento é mais intenso.

Carcinoma indiferenciado

O carcinoma indiferenciado, também conhecido como carcinoma anaplásico, está entre os tumores mais agressivos do corpo humano. Trata-se de um câncer mais difícil de tratar, possui grandes chances de recidiva e progressão.

Normalmente, quando esse carcinoma é diagnóstico ele já está em uma condição bastante avançada, o que reduz a chance de cura e controle da doença.

Tratamentos Complementares para o Câncer de Tireoide

Vale lembrar que: por conta do carcinoma bem diferenciado possuir células parecidas com as nativas da tireoide, é possível complementar o tratamento com iodoradioativo, diferente do carcinoma medular e carcinoma pouco diferenciado que não costumam responder a esse tipo de abordagem.

Estão surgindo novos tratamentos não cirúrgicos ou complementares à cirurgia com drogas específicas que tentam bloquear a proliferação desse tipo de célula, mas ainda são tratamentos que precisam evoluir para podermos trazer bons resultados para os pacientes.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra uma mulher de lado com a mão no pescoço.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross