Sumário
A sialoendoscopia é uma técnica endoscópica aplicada às glândulas salivares maiores. Consiste em um procedimento diagnóstico e terapêutico indicado para fazer investigações e tratamentos minimamente invasivos de doenças benignas que afetam as glândulas salivares.
Não são raros os quadros de problemas e doenças que se desenvolvem nas glândulas salivares. No entanto, uma das dificuldades para obter o diagnóstico dessas condições é o fato de que essas glândulas possuem estruturas anatômicas muito pequenas e difíceis de examinar.
Porém, a técnica endoscópica vem como uma grande aliada para reverter essa situação. O método é chamado de Sialoendoscopia.
Você sabe como ele funciona? Continue lendo para conhecer essa técnica, descobrir como ela é realizada e conferir as suas indicações!
Como a Sialoendoscopia é realizada?
Como explicamos na introdução, a sialoendoscopia é um tipo de procedimento endoscópico, ou seja, uma técnica que utiliza o um fino aparelho para fazer a investigação, nesse caso, das glândulas salivares, a fim de obter diagnósticos mais precisos.
Como as glândulas salivares são estruturas muito pequenas, o endoscópio utilizado na sialoendoscopia tem cerca de 0,75 a 1,6mm de espessura. Ele contém um sistema de câmeras e luzes, além de canais que possibilitam a introdução de micro instrumentos, como extrator de cálculos, pinças, fio guia, cateter balão e laser, utilizados em aplicações cirúrgicas dessa técnica.
Para realizar o procedimento, o paciente pode receber um sedativo, uma anestesia local ou mesmo anestesia geral, o que vai depender das características desse paciente e das necessidades que são identificadas pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço.
Em seguida, o endoscópio é introduzido no ducto salivar da glândula parótida ou submandibular e transmite imagens para um monitor, pelo qual o Cirurgião analisa as estruturas, identifica os problemas e se orienta para realizar as intervenções.
Nesse tipo de procedimento não é necessário fazer cortes externos, por isso, é considerado como uma técnica minimamente invasiva.
Quais são as indicações da Sialoendoscopia?
A sialoendoscopia pode ser realizada com o intuito de examinar as glândulas salivares ou para fazer o tratamento de algumas doenças benignas que afetam essas estruturas.
No caso da aplicação diagnóstica, a sialoendoscopia é uma ferramenta complementar para analisar de uma forma completa e detalhada a glândula salivar, em especial quando o paciente apresenta patologias obstrutivas. Isso porque a ultrassonografia nem sempre consegue trazer um diagnóstico em quadros como esse.
Em relação à aplicação cirúrgica, a sialoendoscopia possibilita tratar doenças benignas que afetam as glândulas salivares. O Cirurgião de Cabeça e Pescoço pode, por exemplo, fazer a remoção de cálculos ou de corpos estranhos e ainda reverter o estreitamento do ducto salivar (estenose) realizando uma dilatação endoscópica.
Por meio da sialoendoscopia também é possível fazer a coleta de amostras de tecido para biópsia, a fim de investigar nódulos e tumores que se desenvolvem nessas glândulas.
Quando é preciso fazer uma Sialoendoscopia?
A necessidade de realizar uma sialoendoscopia será definida pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço conforme as características de cada caso e do paciente. Somente esse profissional é quem pode dizer em quais situações esse procedimento é necessário.
De toda forma, geralmente a sialoendoscopia é solicitada na presença de alguns sintomas e características, por exemplo:
- Redução ou ausência de fluxo salivar;
- Formação de nódulos e caroços nas glândulas salivares;
- Aumento de volume das glândulas salivares;
- Alterações na pele ou presença de secreção.
Além disso, a sialoendoscopia pode ser solicitada quando outras técnicas convencionais não conseguem trazer as respostas que o Cirurgião de Cabeça e Pescoço precisa. Assim, ele opta por uma investigação mais minuciosa para obter um diagnóstico preciso.
E ainda, é necessário fazer a sialoendoscopia quando uma patologia já foi diagnosticada e deve ser tratada, tendo o método endoscópico com a melhor alternativa para minimizar a invasividade.
A sialoendoscopia é uma técnica importante para a investigação e o tratamento das glândulas salivares. Se você precisar realizar esse procedimento, agende sua consulta e converse com o Cirurgião de Cabeça e Pescoço para esclarecer todas as suas dúvidas e ter mais confiança e segurança ao se submeter ao método.