Dr. Arthur Vicentini

Sialoendoscopia: entenda como funciona a Endoscopia Salivar

Atualizado em: 09/08/2022
Tempo de leitura: 3 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A sialoendoscopia é uma técnica endoscópica aplicada às glândulas salivares maiores. Consiste em um procedimento diagnóstico e terapêutico indicado para fazer investigações e tratamentos minimamente invasivos de doenças benignas que afetam as glândulas salivares.

sialoendoscopia entenda como funciona a endoscopia salivar dr arthur vicentini bg

Não são raros os quadros de problemas e doenças que se desenvolvem nas glândulas salivares. No entanto, uma das dificuldades para obter o diagnóstico dessas condições é o fato de que essas glândulas possuem estruturas anatômicas muito pequenas e difíceis de examinar.

Porém, a técnica endoscópica vem como uma grande aliada para reverter essa situação. O método é chamado de Sialoendoscopia.

Você sabe como ele funciona? Continue lendo para conhecer essa técnica, descobrir como ela é realizada e conferir as suas indicações!

Como a Sialoendoscopia é realizada?

Como explicamos na introdução, a sialoendoscopia é um tipo de procedimento endoscópico, ou seja, uma técnica que utiliza o um fino aparelho para fazer a investigação, nesse caso, das glândulas salivares, a fim de obter diagnósticos mais precisos.

Como as glândulas salivares são estruturas muito pequenas, o endoscópio utilizado na sialoendoscopia tem cerca de 0,75 a 1,6mm de espessura. Ele contém um sistema de câmeras e luzes, além de canais que possibilitam a introdução de micro instrumentos, como extrator de cálculos, pinças, fio guia, cateter balão e laser, utilizados em aplicações cirúrgicas dessa técnica.

Para realizar o procedimento, o paciente pode receber um sedativo, uma anestesia local ou mesmo anestesia geral, o que vai depender das características desse paciente e das necessidades que são identificadas pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

Em seguida, o endoscópio é introduzido no ducto salivar da glândula parótida ou submandibular e transmite imagens para um monitor, pelo qual o Cirurgião analisa as estruturas, identifica os problemas e se orienta para realizar as intervenções.

Nesse tipo de procedimento não é necessário fazer cortes externos, por isso, é considerado como uma técnica minimamente invasiva.

Quais são as indicações da Sialoendoscopia?

A sialoendoscopia pode ser realizada com o intuito de examinar as glândulas salivares ou para fazer o tratamento de algumas doenças benignas que afetam essas estruturas.

No caso da aplicação diagnóstica, a sialoendoscopia é uma ferramenta complementar para analisar de uma forma completa e detalhada a glândula salivar, em especial quando o paciente apresenta patologias obstrutivas. Isso porque a ultrassonografia nem sempre consegue trazer um diagnóstico em quadros como esse.

Em relação à aplicação cirúrgica, a sialoendoscopia possibilita tratar doenças benignas que afetam as glândulas salivares. O Cirurgião de Cabeça e Pescoço pode, por exemplo, fazer a remoção de cálculos ou de corpos estranhos e ainda reverter o estreitamento do ducto salivar (estenose) realizando uma dilatação endoscópica.

Por meio da sialoendoscopia também é possível fazer a coleta de amostras de tecido para biópsia, a fim de investigar nódulos e tumores que se desenvolvem nessas glândulas.

Quando é preciso fazer uma Sialoendoscopia?

A necessidade de realizar uma sialoendoscopia será definida pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço conforme as características de cada caso e do paciente. Somente esse profissional é quem pode dizer em quais situações esse procedimento é necessário.

De toda forma, geralmente a sialoendoscopia é solicitada na presença de alguns sintomas e características, por exemplo:

  • Redução ou ausência de fluxo salivar;
  • Formação de nódulos e caroços nas glândulas salivares;
  • Aumento de volume das glândulas salivares;
  • Alterações na pele ou presença de secreção.

Além disso, a sialoendoscopia pode ser solicitada quando outras técnicas convencionais não conseguem trazer as respostas que o Cirurgião de Cabeça e Pescoço precisa. Assim, ele opta por uma investigação mais minuciosa para obter um diagnóstico preciso.

E ainda, é necessário fazer a sialoendoscopia quando uma patologia já foi diagnosticada e deve ser tratada, tendo o método endoscópico com a melhor alternativa para minimizar a invasividade.

A sialoendoscopia é uma técnica importante para a investigação e o tratamento das glândulas salivares. Se você precisar realizar esse procedimento, agende sua consulta e converse com o Cirurgião de Cabeça e Pescoço para esclarecer todas as suas dúvidas e ter mais confiança e segurança ao se submeter ao método.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra a ilustração de médicos realizando um procedimento cirúrgico.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross