Dr. Arthur Vicentini

O que é Estenose de Ductos Salivares?

Atualizado em 23/06/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Os ductos salivares partem dos ácinos, parte das glândulas salivares e tem a função de liberar saliva para os diversos pontos espalhados pela cavidade bucal.

Quando falamos a respeito de glândulas salivares, pensamos sempre nas glândulas maiores, mas não podemos esquecer que existem também as glândulas salivares menores que estão espalhadas por dentro da bochecha, no céu da boca, no assoalho e na faringe, portanto, temos várias glândulas salivares. A seguir, saiba mais sobre estas glândulas e os problemas que podem acontecer em seus ductos, como a estenose.

O que são as Glândulas salivares Maiores? 

Quando falamos das glândulas salivares maiores, estamos falando basicamente de glândulas parótidas, que ficam na frente da orelha, as glândulas submandibulares, que ficam encaixadinhas embaixo da mandíbula e as sublinguais, que ficam por dentro da boca, sempre aos pares.

O que essas glândulas fazem basicamente é produzir uma série de enzimas, bastante líquido e alguns sais minerais que vão ser combinados e, através de alguns canais, vão ser jogados para dentro da boca para que a gente possa lubrificar a cavidade oral, ajudar na mastigação e depois na deglutição.

Se vocês conhecem pessoas que têm uma diminuição da quantidade de saliva, pergunte para elas o quanto é difícil de engolir, o quanto é difícil de falar até por conta desta dificuldade dessa redução de saliva, então, eles vão relatar que é bastante complicado.

Estenose dos Ductos Salivares

Podem acontecer várias alterações nas glândulas salivares, principalmente nos ductos que estão relacionados com elas, nos canais que levam a saliva para dentro da boca. Então, a gente pode ter, por exemplo, a formação de cálculos, que podem entupir, que podem obstruir estes canais e essa obstrução faz com que a gente tenha uma diminuição da saliva que chega até a boca e principalmente um inchaço na própria glândula.

Além da formação de cálculos nessas pequenas pedras, a gente pode ter também o que chamamos de estenose.

Estenose é um estreitamento do canal que pode ser causado pelo próprio cálculo que machuca o canal e faz ele diminuir de tamanho, pode ser causado por outros traumas, pode ser causado pela bebida alcoólica, pelo cigarro e até pode aparecer de forma espontânea, sem uma causa aparente, às vezes até uma doença reumatológica ou alguns anticorpos, várias coisas que podem fazer com que esse canal se estreite.

O que fazer em caso de Estenose?

O que a gente orienta sempre é ficar atento ao inchaço, principalmente de forma recorrente, de alguma glândula salivar, se forem várias glândulas ao mesmo tempo a gente precisa pensar em doenças sistêmicas, doenças não localizadas, por isso é importante que o cirurgião de cabeça e pescoço faça essa avaliação e que evitemos o uso de substâncias que podem ser nocivas para nossa boca.

Alguns outros cuidados que podemos tomar são:

  • Fazer uma higiene oral adequada;
  • Evitar álcool em grande quantidade;
  • Evitar o cigarro e outras substâncias que possam trazer lesões.

Se vocês conhecem alguém que tem inchaço das glândulas salivares de forma recorrente, que têm uma inflamação, que têm dor ou alguma outra alteração nesse sentido, compartilhe este vídeo e continuem acompanhando nosso conteúdo!

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez + 6 =

 | 10 / 02 / 22
Alguns problemas que acometem a glândula submandibular podem exigir a realização de uma cirurgia. Confira algumas situações em que esse procedimento é necessário.
Ler Mais
 | 03 / 02 / 22
Nós temos três grandes glândulas, sendo elas a submandibular, parótida e a sublingual. No post de hoje falaremos sobre o pós-operatório da cirurgia da glândula submandibular. Confira!
Ler Mais
1 2 3 11
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado às 09:24 | 23/06/2022
magnifiercross