Dr. Arthur Vicentini

O que causa a obstrução dos ductos salivares?

Atualizado em: 28/03/2024
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

As glândulas salivares desempenham um papel vital na produção de saliva, essencial para funções orais e digestivas. Entretanto, obstruções nesses sistemas podem causar desconforto significativo.

No post de hoje, falaremos sobre as causas e consequências dessas obstruções, sua abordagem, as opções de tratamento disponíveis para lidar com essa condição clínica. Confira!

Obstruções nas Glândulas Salivares

Uma das questões mais tratadas aqui no consultório, num especialista de cirurgia de cabeça e pescoço, são as glândulas salivares. Na verdade, como o próprio nome sugere, existem várias delas, conhecidas como glândulas salivares. Temos três grandes de cada lado, totalizando três pares, essas glândulas são responsáveis pela produção de saliva.

A saliva é uma mistura de diferentes componentes, incluindo água, sais minerais, enzimas e outras substâncias em menor quantidade. Nas glândulas salivares principais, pode ocorrer a obstrução do canal que transporta a saliva até a boca, onde ela é necessária para a mastigação, a fala e a digestão. Essa obstrução geralmente causa desconforto significativo.

Causas e Consequências da Obstrução

Não apenas o canal principal, mas também os canais menores podem ser obstruídos, resultando em problemas para o paciente, embora em menor intensidade. Essas obstruções podem causar dificuldades adicionais e desconforto ao paciente.

A obstrução desses canais pode ocorrer devido a diversos fatores diferentes, pode ser traumática, por exemplo, devido a queimaduras, alimentos mais duros que causam lesões na saída da saliva, ou por questões de infecção. Doenças autoimunes também podem desempenhar um papel, com anticorpos atacando a glândula salivar ou o ducto.É comum que pacientes venham ao consultório com cálculos na glândula salivar, conhecidos como sialolitíase ou popularmente como pedra na glândula salivar.

Tratamento e Abordagem Clínica

Esses cálculos obstruem o canal, causando desconforto devido ao acúmulo de saliva, que pode se tornar um foco de proliferação bacteriana, levando a infecções na região, isso pode causar muita dor e desconforto, às vezes exigindo hospitalização e tratamento com antibióticos intravenosos.

Temos outros conteúdos disponíveis aqui, abordando tratamentos específicos, como sialoendoscopia e ressecção de glândulas. No entanto, nosso objetivo hoje era falar sobre obstruções em particular.

Se você conhece alguém que está lidando com pedra na glândula salivar, obstruções ou dificuldades na drenagem de saliva, compartilhe este conteúdo com eles.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traqueostomia: Quando é necessário trocar a cânula?

Descubra tudo sobre a traqueostomia, desde suas indicações para facilitar a respiração até a importância vital da troca periódica da cânula para evitar complicações respiratórias sérias.
Saiba Mais

O que é traqueostomia: como funciona o sistema respiratório após o procedimento?

Descubra o que é a traqueostomia, quando é necessária e como o sistema respiratório funciona após o procedimento. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais

Entenda a importância da Nasofibrolaringoscopia

Entenda a nasofibrolaringoscopia: o que é, como é realizada e suas principais indicações na prática médica diária. Descubra sua importância para diagnósticos precisos.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
18:17 | 04/07/2024
magnifiercross