Dr. Arthur Vicentini

O que é Sialolitíase e qual o tratamento?

Atualizado em: 24/05/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
Sialolitíase é um problema que acomete as glândulas salivares, e que dependendo do caso pode trazer maiores complicações se não for tratado.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste post, vamos explicar o que é sialolitíase, quais são os seus sintomas e como ela é tratada. Acompanhe para entender melhor!

O que é Sialolitíase?

Sialo é de saliva (origem da palavra) e litíase de cálculo ou pedra, ou seja, além de ter pedras na vesícula e nos rins, também é possível ter pedras nas glândulas salivares.

Essas pedras normalmente são formadas por cristais de sais minerais, que é um componente normal da saliva, mas, por conta de alguma dificuldade ou na drenagem, ou na saída da saliva; produção excessiva ou diminuição da quantidade de água, a gente acaba tendo a cristalização e formação dessas pedras.

Tratamento e sintomas da Sialolitíase

Se os cálculos forem pequenos, muitas vezes eles podem até sair espontaneamente pelos canais e ductos, mas, se eles foram maiores ou tiverem um formato um pouco mais diferenciado, dependendo da posição em que ele está ele pode entupir esse canal e pode bloquear parcialmente ou totalmente a saída da saliva.

Quando a saliva não consegue sair, ela começa a represar para trás, para onde ela é produzida, e isso faz com que as glândulas salivares possam inchar e apresenta alguns outro sintomas como:

  • Inchaço das glândulas salivares;
  • Aumento de volume;
  • Infecção.

Infecção da glândula salivar

O líquido parado pode causar um acúmulo de bactérias e levar a infecções. Essas infecções causam bastante desconforto, inchaço nas glândulas, vermelhidão e muita dor.

Pessoas que têm infecções recorrentes às vezes precisam tomar antibiótico via oral ou pela veia.

Cuidados que deve ter

Caso você tenha algum desses sintomas, tome bastante líquido, evite períodos prolongados de jejum, tenha uma alimentação adequada, mantenha sempre a higiene da cavidade oral, evite substâncias como álcool, tabacos ou outras substâncias nocivas que possam prejudicar a drenagem da salina e a composição da saliva.

Além disso, consulte um médico para que ele possa examinar e te dar o diagnóstico e tratamentos corretos para o seu caso.

Se você gostou desse conteúdo continue nos acompanhando.

Além desse texto, temos outros falando sobre assuntos relacionados a sialolitíase e problemas relacionados a cabeça e pescoço.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nódulos de Tireoide são sempre malignos?

Descubra sobre os nódulos na tireoide: o que são, sintomas e como avaliar. Informações essenciais para a saúde da sua glândula tireoide.
Saiba Mais

Alterações na voz e reabilitação vocal

Descubra a tireoplastia e outras técnicas para reabilitação vocal. Melhore sua qualidade de vida e comunicação. Saiba mais agora!
Saiba Mais

Reposição hormonal após tireoidectomia

Descubra a importância da reposição hormonal após a remoção total ou parcial da tireoide. Saiba como equilibramos os hormônios essenciais para o funcionamento adequado do corpo e o que consideramos durante esse processo. Conheça mais sobre o cuidado pós-tireoidectomia neste guia simples e informativo.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2023 | Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Atualizado em: 
15:29 | 30/11/2023
magnifiercross