Dr. Arthur Vicentini

Qual a função e importância da Sialoendoscopia?

Atualizado em: 04/10/2022
Tempo de leitura: 3 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A sialoendoscopia é uma técnica endoscópica que exerce funções diagnóstica e terapêutica para alguns problemas que acometem as glândulas salivares. É um método muito importante por ser minimamente invasivo, o que ajuda a preservar as funções das glândulas e a integridade das estruturas ao redor dela, como os nervos e vasos sanguíneos.

Exames e procedimentos comumente adotados em diferentes especialidades médicas, como no caso da ultrassonografia, nem sempre se mostram eficazes na investigação e no tratamento dos problemas que acometem as glândulas salivares. Entretanto, é possível recorrer à sialoendoscopia, em casos selecionados.

A sialoendoscopia é uma técnica que utiliza um mini endoscópio para examinar os ductos salivares das glândulas salivares maiores, como a parótida e a submandibular. Assim, é possível tratar diferentes quadros, como a sialolitíase (pedra nos ductos salivares) e as estenoses (estreitamentos), sem a necessidade de adotar técnicas cirúrgicas abertas.

Você sabe em quais situações a sialoendoscopia pode ser adotada? Veja como essa técnica é aplicada e por que ela é tão importante.

Para que serve a sialoendoscopia?

A sialoendoscopia é uma alternativa de baixa invasividade para se obter diagnósticos precisos de alguns problemas que acometem as glândulas salivares. Também pode ser utilizada como método de tratamento de algumas doenças benignas que acometem essas glândulas. Assim, pode ser utilizada pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço como método diagnóstico ou terapêutico.

Como método diagnóstico

O diagnóstico dos problemas que acometem as glândulas salivares é comumente prejudicado pela dificuldade que se encontra na hora de fazer a investigação dessas estruturas. Contudo, a sialoendoscopia tem sido cada vez mais utilizada devido ao detalhamento que ela permite obter.

Essa técnica é uma grande aliada para fazer uma investigação minuciosa das glândulas salivares, uma vez que permite visualizar por completo a região. Como método diagnóstico, a sialoendoscopia é muito utilizada para investigar e analisar as doenças obstrutivas, como no caso da presença de cálculos ou de estenoses.

Como opção terapêutica

É possível utilizar a sialoendoscopia como método terapêutico porque integrado ao mini endoscópio há canais de trabalho, por onde são introduzidos instrumentos bastante delicados, como o fio guia, pinças, extrator de cálculos e cateter balão.

Assim, é possível manipular o ducto salivar de diferentes maneiras para tratar as pedras que se formam ali fazendo a extração delas. Com o cateter balão, é feito o tratamento da estenose dos ductos, quadro que se caracteriza pelo estreitamento deles e revertido com a técnica de dilatação endoscópica.

Por que essa técnica é tão importante?

Considerando a sialoendoscopia como método diagnóstico, ela é muito importante porque, como dito, outras técnicas e procedimentos não conseguem alcançar o mesmo grau de precisão. Dessa forma, a análise é feita com mais detalhes e o diagnóstico é emitido com precisão para que seja possível dar início ao tratamento mais adequado para cada paciente, inclusive evitando o agravamento do quadro.

Com relação à aplicação terapêutica da sialoendoscopia, ela é essencial para evitarmos a necessidade de realização de grandes cirurgias para tratar problemas pequenos. O endoscópio é inserido no próprio ducto salivar, logo, não é preciso fazer qualquer tipo de corte externo, o que minimiza o risco de complicações após o procedimento.

Além disso, a sialoendoscopia é classificada como um tratamento conservador por minimizar a necessidade de cirurgias abertas e complexas. Evita, ainda, prejuízos para as próprias glândulas salivares e também estruturas mais nobres da região do pescoço. Afinal, ali também se encontram nervos, músculos e vasos sanguíneos importantes. Após o tratamento, as funções das glândulas são mantidas.

Vale ressaltar que as indicações da sialoendoscopia variam dependendo de cada caso. De toda forma, ela pode ser adotada sempre que a condição clínica do paciente permitir a realização do tratamento por meio dessa técnica. O Cirurgião de Cabeça e Pescoço é quem pode definir quando ela é recomendada e mais vantajosa do que outros métodos.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross