Ínguas no pescoço, devo me preocupar?

Íngua é o nome popular que as pessoas costumam dar para o aumento dos linfonodos, o que pode acontecer por diversos motivos.

O aumento dos linfonodos, em algumas situações, é mais preocupante e em outras é um pouco menos.

Causas e sintomas de íngua no pescoço

É bastante comum que o aumento dos linfonodos seja causado por alterações inflamatórias ou por infecções locais que fazem com que esses gânglios fiquem um pouco doloridos ou um pouco avermelhados. Chamamos esse mecanismo de “reacional”.

Na maioria dos casos, são mecanismos benignos que não trazem grandes preocupações.

Quando devo me preocupar?

Caso tenhamos um aumento dos linfonodos de por tempo mais prolongado, associado à febre, de uma forma bastante dolorosa ou com os linfonodos ficando aderidos uns aos outros, isso pode trazer mais preocupação.

Em geral, precisa ser avaliado por um médico especialista, um Cirurgião de Cabeça e Pescoço, quando esses sintomas aparecem na região cervical.

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

2 Comentários

  1. Fernanda

    Estou com um caroço na garganta já tem mais ou menos um ano…ele cresceu do.ano passado p esse ano..não sinto dor de garganta não tenho tosse nem febre …enfim esse caroço não doi ..mais ele é bem duro…estou preocupada oq pode ser

    Responder
    • adminarthur

      O melhor caminho é procurar um médico para uma avaliação correta. Boa sorte

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =

POSTS RELACIONADOS

× Agende sua Consulta