Dr. Arthur Vicentini

Íngua atrás da Orelha: Principais Causas

Atualizado em 11/01/2022
Tempo de leitura: 4 min.

A formação de nódulos, popularmente conhecida como “íngua”, é bastante comum em diversas regiões do corpo, principalmente no pescoço. Na região atrás da orelha, ela pode se formar devido a quadro de infecção ou inflamação pelos quais o organismo está passando. Pode ser provocada por condições como otite, conjuntivite, amigdalite, sarampo e outras, que causam um aumento do volume de trabalho dos gânglios linfáticos.

Ingua Atras Da Orelha Principais Causas Dr Arthur Vicentini Bg
Íngua Atrás Da Orelha: Principais Causas 2

Você sabia que as ínguas também podem se formar atrás da orelha? Muita gente acaba se assustando com a presença desse caroço em um local que parece inusitado, mas existem diversos fatores benignos que podem desencadear esse sintoma. 

Até mesmo um simples quadro de acne ou dermatite no couro cabeludo podem levar à formação de um caroço atrás da orelha. Para que você entenda melhor esse problema, listamos as principais causas de íngua nessa região e também explicamos quando é preciso procurar ajuda médica. Confira!

Por que se forma a íngua atrás da orelha?

“Íngua” é o termo popular utilizado para falarmos a respeito do aumento de volume que acomete os linfonodos (conhecidos também como gânglios linfáticos). Essas pequenas estruturas fazem parte do nosso sistema imunológico e estão em contato constante com a linfa, atuando como um filtro para ela. Quando surge alguma bactéria, vírus ou outras ameaças à nossa saúde, os linfonodos percebem a situação e dão um sinal de alerta, aumentando de tamanho e passando a trabalhar mais intensamente para combater o perigo identificado.

Na região da cabeça e do pescoço se concentra um grande número de linfonodos. Eles fazem a drenagem da linfa de toda essa parte do corpo. Quando acontecem inflamações ou infecções, pode ocorrer também um aumento dos linfonodos, ou seja, a formação de uma íngua.

Esse aumento de volume é uma reação do sistema imunológico enquanto o organismo está tentando combater a infecção. Os linfonodos ficam mais inchados, há uma sobrecarga de trabalho para eles, o que leva a esse inchaço; e também ocorre a retenção de micro-organismos, em alguns casos.

A íngua atrás da orelha pode se formar, portanto, em função da ocorrência de diferentes tipos de inflamação ou infecções, como aquelas provocadas por gripes e resfriados; também em casos de:

  • otite;
  • herpes;
  • cáries;
  • gengivite;
  • faringite;
  • conjuntivite;
  • sarampo;
  • mononucleose;
  • dermatites de couro cabeludo. 

Existe uma relação muito próxima entre todas as estruturas que se concentram na região da cabeça e do pescoço por isso você pode perceber que condições bem diferentes podem levar ao aumento de linfonodos atrás da orelha.

Quando procurar um especialista?

Como explicamos, a linfonodomegalia atrás da orelha é uma reação natural do organismo devido a alguma inflamação ou infecção. Portanto, a tendência é de que esse quadro regrida espontaneamente na medida em que o corpo consegue se recuperar. 

Entretanto, é preciso ter atenção em algumas situações, por exemplo, se além da íngua atrás da orelha houver outros caroços espalhados pelo corpo (na axila, em outras áreas do pescoço, na região inguinal, etc). Nesses casos, é muito importante consultar um especialista

Além disso, se houver mal-estar, sudorese noturna, perda de peso, febre por mais de uma semana e se o caroço não melhorar depois de um mês, é preciso buscar a ajuda do Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Caso você perceba que esse nódulo é duro, não se movimenta e tem mais do que 2,5 cm, deve buscar a orientação deste profissional.

Quais são as outras causas de caroço atrás da orelha?

É importante ressaltar que nem sempre um caroço que se forma atrás da orelha é de fato algo preocupante. Existem outros fatores que também podem levar à formação desses nódulos na região. A seguir apresentamos alguns deles.

Cisto sebáceo 

O cisto sebáceo é um pequeno caroço que se forma logo abaixo da pele. É um nódulo composto por sebo/gordura, substância produzida pelo corpo para hidratação da pele e dos pelos. Esse tipo de caroço costuma ser macio, se movimentar quando é tocado e geralmente não provoca dor, exceto quando ocorre uma inflamação local.

Acne

A acne se forma quando o poro fica obstruído por causa do excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, que se localizam na base do folículo piloso. A associação do sebo com células mortas da pele forma a espinha, que também pode ocorrer na pele atrás da orelha, embora não seja a localização mais comum.

Mastoidite

A mastoidite é mais comum em crianças até os 2 anos de idade, mas é uma condição que pode se manifestar em qualquer pessoa. Ela ocorre após uma infecção de ouvido que, quando não tratada do jeito certo, leva à infecção também do osso atrás da orelha. Geralmente, esse quadro vem acompanhado de outros sintomas, como produção de líquido pelo ouvido, redução da capacidade auditiva e dor de cabeça.

Lipoma

O lipoma é um tumor benigno, originado das células adiposas (de gordura) que pode ocorrer em qualquer região do corpo, inclusive atrás da orelha. Assim como o cisto sebáceo, ele também é um caroço arredondado e macio, parcialmente móvel e sem sinais de invasão das estruturas ao redor.

A formação de íngua atrás da orelha é relativamente comum em quadros de infecção, mas é muito importante que isso seja monitorado pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço, a fim de eliminar qualquer outra suspeita e avaliar a evolução do caso, realizando outras intervenções e tratamentos, se for necessário.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 − 1 =

 | 09 / 06 / 22
O esvaziamento cervical é uma cirurgia feita especialmente pelos cirurgiões de cabeça e pescoço. Neste post, explicamos melhor o que é essa cirurgia e como funciona. Confira!
Ler Mais
 | 03 / 05 / 22
Você sabe quais são os sintomas que indicam um quadro de cisto tireoglosso? Descubra quais são eles e ainda veja como esse problema é tratado. 
Ler Mais
1 2 3 21
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado às 09:42 | 11/01/2022
magnifiercross