Dr. Arthur Vicentini

Ferida na boca é sempre sinal de câncer?

Atualizado em: 24/01/2023
Tempo de leitura: 4 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Uma ferida que não cicatriza na boca também pode indicar um câncer em curso. Mas é importante saber que existem outras doenças e condições clínicas que provocam o mesmo tipo de manifestação, como a sífilis, a herpes labial, refluxo e até mesmo a falta de vitaminas.

Ferida Na Boca E Sempre Sinal De Cancer Dr Arthur Vicentini Bg
Ferida Na Boca É Sempre Sinal De Câncer?

É muito difícil não sentir preocupação ao perceber uma ferida que se forma em qualquer parte do corpo. Essa preocupação tende a ser ainda maior quando estamos falando de áreas delicadas, como a boca.

Mas é sempre importante observar os sinais e sintomas de alerta e buscar a ajuda do Cirurgião de Cabeça e Pescoço para fazer uma avaliação completa e entender o que está acontecendo. Afinal, existem outros quadros que também podem provocar feridas na boca.

Neste artigo você vai descobrir quando é preciso se preocupar com uma ferida que não sara e também quais são os outros sintomas de câncer de boca, para que possa fazer uma avaliação mais criteriosa. Acompanhe.

Ferida na boca é sempre câncer?

Uma ferida na boca também pode ser câncer, mas nem sempre de fato é. Como explicamos na introdução, existem diversas outras condições clínicas e doenças que também podem favorecer a formação de feridas que geram desconforto ao falar, ao se alimentar, pelo contato com alimentos ou bebidas e até mesmo com a própria língua.

Algumas feridas, ainda, sangram, causam a sensação de queimação ou de formigamento. Além do câncer de boca, outros problemas que também provocam feridas são os seguintes:

Baixa imunidade

Ela favorece a formação de aftas em diferentes partes da boca. Isso também pode acontecer devido a fatores emocionais, deficiências de vitaminas ou consumo excessivo de alimentos cítricos.

Candidíase oral

Popularmente conhecida como sapinho, a candidíase oral é um tipo de infecção provocada por fungo, que afeta principalmente as crianças, mas também pode acometer adultos e idosos. Ela causa pequenas bolinhas brancas espalhadas pela boca.

Herpes labial

É provocada por um vírus que passa de uma pessoa para a outra. Ocorre principalmente nos lábios, mas também desencadeia feridas na região próxima da boca, como no nariz e no queixo.

Anemia

Afeta o organismo como um todo, e um dos seus sintomas é a dificuldade para cicatrizar feridas, já que existe uma redução dos glóbulos vermelhos no sangue.

Sífilis

Infecção sexualmente transmissível que causa feridas não apenas na região genital, mas também na boca, além de provocar outros sintomas.

Quais são os outros sintomas de câncer de boca?

Uma vez que outras doenças também podem causar feridas na boca, é importante que você saiba identificar os sinais de um possível câncer de cavidade oral em curso. Nesse caso, as feridas tendem a permanecer abertas por mais de 15 dias, ou seja, elas têm uma longa duração e não saram sozinhas nem demonstram sinais de melhoria com o passar do tempo - pelo contrário, podem piorar de forma relativamente rápida.

Além dessas feridas persistentes, o câncer de boca desencadeia ainda outros sintomas, como:

  • formação de placas ou manchas vermelhas ou esbranquiçadas em diferentes partes da boca;
  • mudança do padrão de voz persistente;
  • nódulos no pescoço;
  • quadros de afta recorrentes.

Dependendo do estágio da doença, ocorre ainda:

  • dificuldade para engolir ou para falar;
  • mau hálito;
  • dificuldade para respirar;
  • dificuldade para mastigar;
  • sangramentos;
  • sensação de algo preso na garganta.

Quando procurar ajuda médica?

Ao perceber a formação de uma ferida na região da boca sem explicação da sua origem, é sempre interessante procurar o Cirurgião de Cabeça e Pescoço. O suporte do especialista é fundamental, e ainda mais importante quando se trata de uma ferida que não cicatriza.

Observe se existe uma evolução positiva de um dia para o outro ou se a ferida se mantém estagnada e até mesmo se piora com o passar do tempo. Nessas duas últimas situações, é indispensável consultar o Cirurgião de Cabeça e Pescoço o quanto antes. Analise também a manifestação de sintomas associados, para que possa relatar com precisão tudo que está acontecendo.

Uma ferida que não cicatriza é sempre motivo de alerta, afinal, existe o risco de ser um câncer de boca, mas o fato de não cicatrizar já indica que algo errado está acontecendo com o organismo e requer atenção. Portanto, sempre procure o Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross