Dr. Arthur Vicentini

Beber álcool diariamente eleva o risco de ter Câncer de Boca?

Atualizado em: 10/11/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Não só o uso de bebidas alcoólicas, como o uso de cigarro, são fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de boca, que pode se desenvolver devido a feridas causadas pelo uso dessas substância.

Hoje iremos falar a respeito da relação entre o consumo de bebidas alcoólicas e o desenvolvimento de câncer de boca. Acompanhe!

Fatores de risco para o Câncer de Boca

Quando nós falamos a respeito de câncer de boca, temos que lembrar que os principais fatores de risco estão relacionados com o uso de substâncias inadequadas, como o uso de cigarro e de bebida alcoólica. O cigarro por si só já é muito prejudicial à saúde, independente da quantidade usada, mas quando falamos a respeito do uso de bebida alcoólica, é um pouco diferente.

Existem algumas orientações, alguns consensos, que sugerem o uso de álcool em pequena quantidade na dieta de alguns pacientes específicos, que pode ter benefícios para a saúde realizando essa dieta. É importante lembrar que qualquer coisa que seja feita em grande quantidade, de forma excessiva, pode trazer alterações para a nossa saúde, inclusive o consumo de álcool. 

Como o consumo de álcool desencadeia o Câncer de Boca 

Se uma pessoa consome todo dia 3, 4, 5 doses de bebida alcoólica, seja ele uísque, cerveja, vinho, entre outras, isso pode sim causar alterações, fazendo com que se criem lesões na camada interna da boca, que a gente chama de mucosa, e essas lesões ao longo do tempo podem desencadear o surgimento de alguma mutação nas células, no DNA das células, e isso sim se tornar um câncer, por conta da proliferação celular inadequada.

Se você conhece alguém que usa bebida alcoólica em grande quantidade, mesmo que não seja considerado um alcoólatra, compartilhe esse conteúdo para ela e com outras pessoas, para que elas possam ter uma saúde ainda melhor.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross