Dr. Arthur Vicentini

Esvaziamento Cervical: como são os pré e pós-operatórios?

Atualizado em: 15/06/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Hoje iremos falar a respeito do pré e pós-operatório de esvaziamentos cervicais!

Quando falamos à respeito de cirurgias de cabeça e pescoço, cirurgias de esvaziamento, principalmente esvaziamento cervical, nós estamos falando de procedimentos que são um tanto quanto complexos, não são cirurgias super simples, que mexem em estruturas muito nobres, então é natural que o paciente queira se preparar para este tipo de procedimento. Neste post, iremos falar um pouco sobre os preparos para esta cirurgia e também como é o pós-operatório. Continue nos acompanhando!

Preparos necessários para o Esvaziamento Cervical

Os preparos habituais para a cirurgia de esvaziamento cervical, além de claro, a questão do jejum, evitar bebidas alcoólicas, fumar e todos esses tipos de cuidados gerais, também sempre orientamos os pacientes, principalmente do gênero masculino alguns cuidados para antes da cirurgia, como:

  • Fazerem a barba;
  • Manterem uma boa higiene da localização;
  • Evitar uso de piercings, brincos, colares, etc.
  • Ter a pele íntegra, sem esfregar muito para não ter feridas que possam infeccionar.

Cuidados durante o Pós-operatório

Durante o procedimento, temos todos os cuidados e passos técnicos que são tomados, e para falar à respeito do pós-operatório, nós normalmente pedimos para que o paciente fique em repouso, muitas vezes esse paciente precisa usar um dreno, uma estrutura que faz com que o líquido não se acumule ali na região do pescoço, então os cuidados com o dreno também são muito importantes, e normalmente são orientados tanto pela equipe médica, quanto pela de enfermagem.

Também precisamos que o paciente tenha uma alimentação leve, mais saudável e evitar, como eu já falei, bebida alcoólica, cigarro, alimentos muito intensos, com muita pimenta, muito tempero, pois isso pode causar algum desconforto, algum mal estar, e basicamente, cuidar da ferida operatória, manter a higiene local e seguir os cuidados com os curativos.

Se você conhece alguém que vai passar por uma cirurgia de cabeça e pescoço, compartilhe com eles esses vídeos e fiquem à vontade para usufruir de nosso conteúdo!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra uma médica olhando para anotações que outra pessoa segura, enquanto a paciente está deitada na maca

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examina o pescoço de paciente com luva azul, sugerindo avaliação de nódulos ou lesões na tireoide.

Cisto e nódulos na tireoide: qual a diferença?

Descubra o que são lesões de tireoide, como identificar cistos e nódulos, e quando é necessário investigar. Explicações do Dr. Arthur Vicentini.
Saiba Mais
Pessoa aponta um lápis para uma pinta escura e elevada na nuca, sugerindo análise dermatológica ou exame de sinais na pele.

Carcinoma espinocelular: o que é?

Carcinoma espinocelular: entenda o que é, onde aparece e os principais fatores de risco como sol, cigarro e álcool.
Saiba Mais
A imagem ilustra um homem de óculos de grau com a mão na garganta como se estivesse sentindo dor

Sinais que o corpo nos envia sobre a saúde.

Sangramento na boca pode ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um especialista e quais sintomas merecem atenção com explicação médica clara.
Saiba Mais
magnifiercross