Dr. Arthur Vicentini

Tenho indicação de Esvaziamento Cervical: o que é isso?

Atualizado em: 09/06/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O esvaziamento cervical, é uma cirurgia feita especialmente pelos Cirurgiões de Cabeça e Pescoço.

Continue nos acompanhando e descubra mais sobre esta cirurgia!

Como é feita esta cirurgia?

O conceito deste procedimento é que seja removido da parte do pescoço, claro, com extensões diferentes, o tecido linfático, de nome técnico linfonodo, junto com tecido gorduroso e muitas vezes com músculos, alguns vasos sanguíneos, nervos e outras estruturas.

Quando esse procedimento deve ser feito?

Normalmente, esse procedimento é feito quando estamos lidando com tumores malignos, com cânceres que podem estar relacionados com várias regiões do nosso organismo, por exemplo:

  • Tumores de boca;
  • Tumores de faringe;
  • Tumores de laringe;
  • Tumores da própria pele;
  • Tumores de tireoide, entre outros.

Esses tumores podem soltar pequenas células, essas células migram  para os linfonodos através dos vasos linfáticos e é exatamente neste sentido que optamos por fazer o procedimento do esvaziamento cervical.

O que é importante no Esvaziamento Cervical?

É importante que façamos a remoção de todos os linfonodos e que, efetivamente, sejam removidos, não um por um, mas sim em bloco, para que a gente tenha a possibilidade de estudar melhor aquela região, saber se já teve algum tipo de disseminação da doença e que além disso a gente consiga já fazer o tratamento. Então, muitas vezes usamos o esvaziamento cervical já para o tratamento destes tumores.

Portanto, esvaziamentos cervicais têm esse intuito, tanto de pesquisa, tanto de avaliação, de estadiamento, quanto de tratamento, e eles são feitos com determinadas técnicas que tentam preservar a função das estruturas locais. Sempre que possível preservamos nervos nobres, vasos sanguíneos, músculos nobres e removemos todo o restante que está ali para evitar, efetivamente, a recidiva do tumor ou  a persistência e a progressão dele.

Se vocês conhecem alguém que tem tumores da região da cabeça e pescoço, que tem gânglios no pescoço ou alguma massa/caroço crescendo e que precisa de avaliação, podem compartilhar este conteúdo com elas e continuar nos acompanhando para que a gente aprenda mais sobre o mundo da cirurgia de cabeça e pescoço!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quais as possíveis complicações de uma Cirurgia Paratireoide?

Descubra tudo sobre a cirurgia das glândulas paratireoides: do hiperparatiroidismo aos cuidados pós-operatórios. Saiba como garantir uma recuperação tranquila e melhoria na qualidade de vida.
Saiba Mais

Carreira de Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Desvende as múltiplas facetas do médico moderno além do consultório. Da comunicação à gestão, explore as diversas responsabilidades e desafios dessa profissão. Compartilhe experiências e descubra como escolher o caminho certo na carreira médica.
Saiba Mais

O que causa a obstrução dos ductos salivares?

Compreenda as causas, consequências e tratamentos para obstruções nas glândulas salivares. Descubra como essas condições podem afetar sua saúde bucal e digestiva, e saiba mais sobre as opções de tratamento disponíveis para aliviar o desconforto associado.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
16:02 | 11/04/2024
magnifiercross