Dr. Arthur Vicentini

É possível fazer o autoexame da tireoide?

Atualizado em: 01/12/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Algumas alterações aparentes podem ser notadas no pescoço, podendo indicar algum problema na tireoide, e é possível identificar algumas dessas alterações realizando o autoexame da tireoide em casa, seguindo alguns passos.

Neste post, iremos explicar o passo a passo de como realizar o autoexame de tireoide, e assim identificar possíveis nódulos.

Localizando a Tireoide

A tireoide é um órgão que parece uma borboleta, ele fica encaixado perto da caixa da voz da laringe e embaixo da traquéia, que é o tubo por onde o ar passa para chegar aos pulmões. Olhando de fora, é mais fácil visualizar no homem, pois o gogó, ou pomo de adão, nada mais é do que uma pontinha, uma proeminência da cartilagem da tireóide, e a glândula da tireoide fica logo a baixo.

Como fazer o autoexame

Basicamente, o autoexame de tireoide deve ser feito com alguns passos diferentes.

Observação

O primeiro passo é a observação em si, então, na frente de um espelho, você pode olhar para o pescoço, de forma estática, e visualizar se tem algum carocinho, alguma massa, alguma coisa nesse sentido.

Engolindo

No segundo passo, com o auxílio de um copo de água ou mesmo com a saliva, com o pescoço não muito esticado, na posição habitual, você pode tomar um gole de água, ou engolir bem forte a saliva, e observar se tem alguma movimentação, se tem algum carocinho, alguma coisa que possa trazer alterações na visualização dessa região.

Palpação

Ainda de forma estática e de forma dinâmica, engolindo saliva ou água, com a mão invertida, a mão direita pode palpar o lado esquerdo do pescoço, e depois com a mão esquerda palpar o lado direito. É importante tomar cuidado para não se engastar nessa hora, porque apertando pode incomodar um pouquinho mais, mas observar se tem o surgimento de alguma massa, algum caroço, algum nódulo, algo que se movimente ali e que possa ser anormal.

Se você encontrar alguma dessas alterações, é importante procurar um médico especialista, um cirurgião de cabeça e pescoço, para que ele possa fazer uma avaliação mais completa, às vezes até pedindo exames complementares para finalizar o diagnóstico, e pensar em um tratamento caso seja necessário.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
a imagem ilustra uma mulher com as duas mãos no pescoço

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross