Dr. Arthur Vicentini

Cisto Branquial: o que é e como é feito o tratamento?

Atualizado em: 30/08/2022
Tempo de leitura: 4 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O cisto branquial é um tipo de nódulo benigno que ocorre na região do pescoço e se forma durante o desenvolvimento do embrião. A pessoa nasce com ele, mas com o passar do tempo tende a aumentar de volume e manifestar sintomas, por isso, seu tratamento é feito por meio da remoção cirúrgica.

Existem várias causas para surgimento de nódulos no pescoço, sendo algumas delas relacionadas a tumores malignos e outros de origem benigna.

Uma dessas etiologias é o conhecido cisto branquial, uma doença que tem origem bem antes do nascimento, mas que pode se manifestar e ser diagnosticada em qualquer fase da vida.

O cisto branquial costuma se apresentar como uma lesão de tamanho pequeno na porção lateral do pescoço, mas com o passar do tempo seu volume pode aumentar e gerar compressão em algumas estruturas e provocar sintomas, por isso, precisa de tratamento.

Mas o que é, de fato, o cisto branquial? O que pode fazer com que ele se forme? Como é feito o tratamento? Neste artigo, você vai conferir a resposta para essas perguntas.

Continue lendo!

O que é cisto branquial?

Os cistos, de um modo geral, podem ser descritos como pequenas bolsas que contêm líquidos em seu interior. São formações benignas que podem se manifestar em diferentes partes do corpo por uma série de motivos. Eles também são comumente encontrados na região do pescoço.

O cisto branquial é uma dessas formações. Ele se manifesta como um nódulo, na maioria das vezes indolor, que ocorre na parte lateral do pescoço. Podemos perceber a formação de uma massa amolecida nessa área ou abaulamento da região próximo aos músculos da região.

Esse tipo de cisto somente costuma causar manifestações dolorosas quando ocorre algum processo inflamatório ou infeccioso. Em casos como esse, percebemos também vermelhidão na pele.

Quando ocorrem infecções respiratórias, como inflamação da garganta, um resfriado ou uma gripe comum, o cisto branquial pode aumentar o seu volume. Além disso, existem casos em que existe comunicação do cisto branquial com a faringe ou então com a pele. Quando isso ocorre, há também saída de secreção.

Quais são as causas dessa doença?

O cisto branquial não é provocado por nenhum tipo de doença, por vírus, uma bactéria ou qualquer outro fator externo. Na verdade, ele ocorre devido à uma alteração no desenvolvimento do nosso corpo enquanto ainda estamos em fase embrionária, dentro do útero de nossas mães.

Durante a fase embrionária, algumas estruturas primárias se desenvolvem e se aprimoram conforme o feto cresce. Outras simplesmente desaparecem ao longo desse processo de desenvolvimento.

Entre essas estruturas primárias está o aparelho branquial, que é formado pelas fendas e pelos arcos branquiais. Naturalmente, o aparelho branquial deve desaparecer para dar origem a outras estruturas, com o processo de desenvolvimento, mas por algum problema, resquícios podem permanecer. São eles que, no futuro, dão origem ao cisto branquial.

Não foi identificada qualquer relação genética com o cisto branquial. Assim, é uma condição congênita e esporádica que ocorre de maneira espontânea, logo, não pode ser prevenida.

O cisto branquial tem tratamento?

Como você pode ver, o cisto branquial já nasce com a pessoa, por isso, ele pode ser diagnosticado em qualquer fase da vida. De toda forma, geralmente não é percebido nos primeiros anos, sendo identificado durante a infância.

Isso porque as crianças costumam desenvolver com facilidade infecções respiratórias. Assim, ocorrem inflamações ou infecções no cisto branquial causando o seu aumento de volume e outros sintomas que ajudam no diagnóstico.

De toda forma, também pode acontecer de um cisto branquial ser identificado apenas na adolescência ou na vida adulta. Ele pode ser tratado em qualquer faixa etária, sendo importante fazer isso porque o aumento de volume do cisto provoca a compressão nas estruturas do pescoço, o que causa dificuldade para engolir, respirar, compressões vasculares e etc.

O tratamento do cisto branquial é feito por meio de cirurgia para retirada do mesmo. Em alguns casos, pode ser feita a punção ou a drenagem do cisto para diminuir o seu tamanho (e ajudar no diagnóstico) e realizar depois a cirurgia para remoção.

É importante ressaltar que esse procedimento cirúrgico precisa ser feito por um Cirurgião de Cabeça e Pescoço experiente. Afinal, o cisto branquial se localiza muito próximo a estruturas nobres do pescoço (principalmente nervos, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e músculos), assim, é indispensável um bom planejamento do tratamento para que ele seja um sucesso.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross