Início » Cisto branquial: quando a cirurgia é indicada?

Foto do Dr. Arthur Vicentini.Dr. Arthur Vicentini
Cv Lattes
GoogleMyCitations
CRM: 15.4086

Cisto branquial: quando a cirurgia é indicada?

As doenças congênitas são aquelas que nós desenvolvemos durante a formação intrauterina, dentro da barriga da mãe, ou seja, nós nascemos com elas.

Algumas dessas doenças se apresentam depois do nascimento, às vezes na adolescência, na infância ou até na fase adulta.

Cisto branquial: uma doença congênita

Uma dessas doenças bastante comuns é o cisto branquial, que normalmente está associado ao aparelho branquial, ou seja, fendas e arcos braquiais que nós temos durante a vida intrauterina.

Ao longo do desenvolvimento do feto dentro da barriga da mãe, as fendas e arcos vão desaparecendo e se tornando outras estruturas. Em algumas pessoas, elas podem manter a posição e acabar acumulando um pouco de líquido.

É muito comum as crianças, principalmente quando começam a frequentar a escola, terem infecções respiratórias, dores de garganta, resfriados e dores de ouvido. Isso faz com que a inflamação da região também inflame o líquido dentro do cisto.

Indicação da cirurgia para cisto branquial

Os cistos presentes nas laterais do pescoço ficam doloridos, avermelhados, aumentam de tamanho, e podem estar associados à febre e dificuldade para engolir.

Nessas situações, o melhor a se fazer é diagnosticar e tratar a parte inflamatória infecciosa primeiro. Isso porque uma cirurgia nessas condições pode ser um pouco mais lesiva, difícil de localizar o cisto e tirar a doença sem machucar as estruturas nobres ao redor.

Por conta disso, depois que há uma redução da inflamação do cisto, e todo esse processo inflamatório do pescoço melhora, nós indicamos a cirurgia.

A cirurgia é realizada através da retirada do cisto como um todo, preservando as estruturas nobres ao redor para que não ocorra nenhuma lesão de vasos sanguíneos, nervos e outras estruturas nobres dessa parte do pescoço.

dr arthur vicentini assinatura

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

Por Dr. Arthur Vicentini
da Costa Luiz.

CRM-SP 154086

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atua como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e médico colaborador da da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

faixa-dr-arthur-300x2-300x2

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 6 =

POSTS RELACIONADOS

× Agende sua Consulta