Dr. Arthur Vicentini

Cisto Branquial em Crianças: Problemas do Não Tratamento

Tempo de leitura: < 1 min.

Quando falamos de cisto branquial, estamos falando de um conjunto de doenças que está relacionado com a formação do embrião, do bebê dentro da barriga da mãe, e que se perpetua durante a vida da criança, podendo aparecer em várias fases da vida.

https://youtu.be/l5bdk6-6wO0

Em geral, esse tipo de alteração aparece em crianças, se manifesta em crianças e a preocupação é sempre que esses cistos possam trazer alguma repercussão.

Repercussões do Não Tratamento e Cirurgia

Quando o cisto está ali pequenininho, é um achado de exame, não tem saída de secreção, nunca teve inflamação, muitas vezes é possível apenas observar e acompanhar de perto esses cistos.

Mas é bastante importante que nós saibamos que existe um cisto ali presente, que pode haver algum tipo de repercussão.

As principais repercussões que podem ocorrer, são relacionadas com:

  • Inflamação ou infecção;
  • Rotura do nervo;
  • Contaminação de outras regiões do pescoço.       

Normalmente, quando esse cisto começa a crescer um pouco, se demonstrar de uma forma um pouco mais evidente, começa a comprimir regiões, estruturas do pescoço, nós já optamos por operar antes mesmo que surja esses sintomas de inflamação e de infecção.

No geral, se nunca houve nenhum tipo de repercussão, depois de uma boa avaliação com o Cirurgião de Cabeça e Pescoço a respeito dos riscos e dos benefícios de fazer o acompanhamento, em casos selecionados, existe sim a possibilidade de optar por esperar, por observar e fazer o acompanhamento desses pacientes no consultório.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − dois =

 | 11 / 01 / 22
Sabia que as ínguas também se formam atrás da orelha? Entenda o que leva a esse quadro e quais são as outras possíveis causas de um caroço na região.
Ler Mais
 | 06 / 01 / 22
O aumento dos linfonodos está relacionado a uma série de alterações. Continue lendo e confira quais as possíveis causas!
Ler Mais
1 2 3 19
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross