Dr. Arthur Vicentini

A Radioterapia no tratamento do Câncer de Cabeça e Pescoço

Atualizado em: 03/08/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
Os tratamentos para cânceres de cabeça e pescoço vão além da cirurgia. Muitas vezes, é preciso realizar outros tratamentos, antes ou após a cirurgia, sendo um destes  procedimentos a radioterapia. 
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

No post de hoje falaremos sobre a evolução da radioterapia, destacando técnicas utilizadas, tratamentos e vantagens dos avanços deste procedimento. Acompanhe!

Como funciona este procedimento?

A radioterapia utiliza uma variedade de dispositivos tecnológicos cada vez mais avançados, com progressos significativos nos últimos anos, visando a total destruição ou a redução da progressão dos tumores, além de complementar as abordagens terapêuticas para assegurar a integridade das margens e o controle da drenagem linfática do tumor, prevenindo recidivas e progressões.

Antigamente, a radioterapia era composta basicamente por duas grandes placas que transmitiam a radiação, posicionando o paciente entre elas, neste formato de tratamento, havia uma capacidade limitada de dosar a quantidade de radiação recebida e controlar os efeitos sobre os tecidos circundantes

Técnicas Realizadas

No entanto, ao longo do tempo, surgiram outras técnicas, como a radioterapia tridimensional e a terapia com intensidade modulada, até chegar à abordagem chamada "4D". Esta última envolve novas tomografias e ajustes em cada sessão, permitindo direcionar a radiação especificamente para os locais necessários, protegendo estruturas nobres, como a cavidade ocular e a medula.

Quantidade de Sessões 

Os pacientes podem receber entre 30 a 35 sessões de radioterapia, variando conforme o caso e a modalidade utilizada, como o hipofracionamento. Essas decisões são mais técnicas e próprias da especialidade, mas é importante notar que a evolução tecnológica ao longo do tempo tem tornado a radioterapia cada vez menos prejudicial aos tecidos saudáveis.

De qualquer forma, é essencial destacar que esses avanços tecnológicos têm contribuído significativamente para aprimorar a eficácia dos tratamentos e minimizar os efeitos colaterais para os pacientes submetidos à radioterapia.

Vantagens da Evolução da Radioterapia

As evoluções da radioterapia têm permitido poupar e preservar tecidos nobres ao redor das áreas afetadas, como a pele, laringe, caixa da voz e a região da deglutição, evitando possíveis alterações na fala, deglutição e respiração. Em alguns casos, é possível poupar também regiões como a cavidade ocular, oral e até mesmo a medula espinhal, onde passam importantes partes do sistema nervoso central. 

Esses avanços têm sido valiosos para complementar os tratamentos e possibilitar abordagens exclusivamente focadas em tumores de cabeça e pescoço.

Se vocês conhecem alguém que já passou por tratamentos mais antigos ou mais recentes desse tipo, ou mesmo alguém que esteja prestes a passar por esse tipo de tratamento, compartilhe este conteúdo com eles. Até a próxima!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nódulos de Tireoide são sempre malignos?

Descubra sobre os nódulos na tireoide: o que são, sintomas e como avaliar. Informações essenciais para a saúde da sua glândula tireoide.
Saiba Mais

Alterações na voz e reabilitação vocal

Descubra a tireoplastia e outras técnicas para reabilitação vocal. Melhore sua qualidade de vida e comunicação. Saiba mais agora!
Saiba Mais

Reposição hormonal após tireoidectomia

Descubra a importância da reposição hormonal após a remoção total ou parcial da tireoide. Saiba como equilibramos os hormônios essenciais para o funcionamento adequado do corpo e o que consideramos durante esse processo. Conheça mais sobre o cuidado pós-tireoidectomia neste guia simples e informativo.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2023 | Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Atualizado em: 
15:29 | 30/11/2023
magnifiercross